Economize dinheiro com essas dicas

Você tem aquela sensação de que está sempre correndo atrás da máquina? Que seu salário some no mesmo dia em que você recebe? Que passa o resto do mês sem tem nenhum dinheirinho para alguma emergência ou dar uma saidinha no fim de semana? O fim do mês costuma ser uma tortura? Vamos te dar dicas de como fazer seus rendimentos renderem, contando sempre com dinheiro.

Se você se encaixa em alguma dessas situações saiba que você não está sozinho, boa parte dos brasileiros está na mesma situação. Por isso vamos te dar algumas dicar de como começar a fazer seu dinheiro render e você parar de tirar “leite de pedra”.

Primeiros passos!

Dicas de como economizar dinheiro vão te ajudar a enfim começar a fazer seu dinheiro render

Bom, primeiramente é bom te dizer que você não vai conseguir “sair do buraco” rapidamente. Para começar a juntar um dinheirinho e fazer seu salário render é preciso ir devagar, até porque você não pode tirar grandes quantias de seu salário, que irão lhe fazer falta para pagar as contas do mês.

Comece juntando pequenas quantias. O ideal seria uma espécie de “parcela” mensal para você mesmo em um conta poupança, cujo valor pode ser de 5% ou 10% do seu salário.

Caso ainda seja um valor significativo você pode escolher um percentual ainda menor, lembre-se que o importante é guardar. Desse modo você vai conseguir juntar dinheiro e fazer aquele sonhado “pé de meia” que você nunca conseguia iniciar.  

Fique de olho no orçamento doméstico


Além de você começar a “pagar sua parcela” para você mesmo em uma conta poupança, busque entender no seu orçamento doméstico onde o seu dinheiro está “escapando”.

Temos as despesas básicas como o aluguel (para muitos brasileiros), a conta de luz, gás, internet, telefonia, assinaturas de canais vias streaming ou TV por assinatura, IPTU, IPVA, alimentação, estudo e combustível (em muitos casos a lista continua).

Esses são alguns dos itens em que não temos escapatória e é preciso investir, ou gastar, para nos mantermos no dia a dia de nossas vidas. Mas, acredite, não são apenes nesses itens em que o nosso dinheiro escapa.

Geralmente gastamos mais do que devíamos em coisas supérfluas como aquele lanche que de vez em quando você está pedindo por telefone, porque está cansado demais para cozinhar ou esperar para descongelar algo.

Aquele passeio no shopping que sempre acaba com uma comprinha ali e acolá. Aquela aquisição de itens de tecnologia que não são prioridades no momento, mas, para acompanhar a moda, você acaba comprando. Segure essas compras sem “emergência”.

Evitando gastar dinheiro


Segundo especialistas em economia e gestão de finanças domésticas, são nessas “escapadinhas”, com compras supérfluas, que o nosso dinheiro se vai rapidamente.

A dica nesses casos é, além de evitar a tentação, buscar deixar em casa os cartões de crédito e os cheques e só levar o dinheiro suficiente para o passeio, uma compra realmente necessária ou uma comida que você deseja, desse modo aos poucos o dinheiro que antes evaporava vai começar a sobrar.

Pesquise, compare, compare e pesquise!


Outra dica importante para você que, vire e mexe, compra itens por impulso é saber onde e quando comprar. Obviamente a melhor alternativa é evitar a compra por impulso, mas caso te convidem para uma festa de última hora, por exemplo, e você tem que participar levando bebidas e comidas, tente evitar locais em que esses itens são mais caros.

Nesse caso, em específico, podemos citar as bebidas em postos de combustíveis que são extremamente caras na maioria das vezes. Em um supermercado ou um atacadista os preços são bem mais realistas.

Isso vale para qualquer outro objeto que você foi comprar seja vestuários, calçados, comida, combustíveis, sempre busque pesquisar para economizar.

Por mais que a diferença seja em centavos, você irá notar que no fim do mês vai começar a sobrar dinheiro. Há também aquela máxima em que o “barato sai caro”, por isso o uso do bom senso também é importante. Pesquise e compare, assim como o custo e o benefício. 

Aplicações de dinheiro: pense nisso a longo prazo


O dinheiro que você economiza deve ser aplicado em uma conta poupança, de preferência uma que você não fique mexendo toda a hora, como um cofrinho para ser “saqueado” quando você bem entender.

Lembre-se que o objetivo aqui é você economizar. Aplicar o dinheiro em uma caderneta de poupança é apenas uma das múltiplas opções de fazer seu pé de meia.

Você pode pesquisar com pessoas que fazem investimentos e aprender sobre aplicações em ações, começar a entender o mundo da bolsa de valores. Se você é leigo no assunto, busque sempre a ajuda de alguém que já faz esse tipo de aplicação.

Uma forma de guardar um dinheiro pensando lá na frente são as previdências privadas.

Esperar para se aposentar só quando chegar a sua idade ou por tempo de contribuição não precisam ser as suas únicas opções para começar a relaxar, aplicar parte de seus rendimentos em previdências privadas são uma ótima forma de guardar seu dinheiro, mas você só poderá retirá-lo depois de alguns anos.

Quer saber mais sobre como você pode economizar seu dinheiro, melhorar a gestão do seu negócio ou do salário que você ganha? Separamos esta lista de cursos da área administrativa, essencial para todos que desejam melhorar neste aspecto.

Deixe comentário