Jogos que todos os administradores deveriam jogar

Atualmente temos no mercado uma infinidade de jogos disponíveis dos mais variados tipos. Mas há alguns desses jogos que todos os administradores deveriam se aventurar a jogar. Isso porque, além da diversão, eles são verdadeiros testes de competência para cargos que requerem logística, concentração, multitarefas, otimização de tempo e de recursos. Os benefícios são vários.

O Notícias e Negócios elencou alguns desses jogos que valem a pena você se dedicar a jogar para treinar habilidades. Além de passar um tempo imerso em um “mundo paralelo”, você se diverte brincando sem aquela neura ou peso na consciência de estar perdendo tempo com algo “inútil”, pois praticamente todos os games do mercado te ajudam (de alguma forma) a aprimorar alguma habilidade motora. Basta apenas dosar as horas que você passa em frente a esses jogos.

Planejando cidades e orçamentos


Existem atualmente no mercado dois ótimos jogos para quem quer criar cidades do nada. Um dele é bem conhecido no mercado, outro também vem fazendo sucesso. São o Sim City® e o Cities Skyline®.

Em ambos você é uma espécie de prefeito e secretário de todos os setores que abrangem a administração de uma prefeitura. No jogo você tem que construir uma cidade com os recursos provenientes de impostos dos cidadãos do seu município. Você terá que administrar a distribuição de energia, o abastecimento de água, coleta de lixo e esgoto, demarcação de zonas comerciais, residenciais, rurais e de industriais.

A todo momento você será bombardeado de informações rotineiras de uma cidade como problemas de trânsito (e terá que resolvê-los), problemas de segurança pública (terá que aumentar investimentos em segurança), ter gerenciamento de crises causadas por intempéries (tornados, tempestades, incêndios, terremotos) e lidar com protesto de servidores insatisfeitos com salários e condições de trabalho. Realista, não?

Administrar tudo isso e ainda cuidar das finanças dos cofres públicos não será uma tarefa fácil, mas pode apostar que será divertido e o crescimento da cidade ao longo do jogo causa uma ótima sensação de recompensa, vale a pena experimentar uma dessas opções de simuladores de cidades.

Jogos de sobrevivência em impérios antigos


Aqui temos o famoso Age Of Empires® (Era dos Impérios), quantos jovens já jogaram esse jogo! E não é para menos, é um dos mais famosos no mundo dos games e pode ser jogado de forma on-line. Esse com certeza entra na lista de games imprescindíveis para administradores, na verdade ele é quase que uma seleção para empregos nessa área. Se você ganhar de seus inimigos no jogo, considere-se contratado para trabalhos de logística e administração.

Nesse jogo você escolhe qual império deseja ser (japonês, espanhol, turco, bizantinos, celtas, entre outros) e terá que montar seu reino do nada. Criando exércitos, administrando comida, recursos naturais como lenha, pedras e ouro, convertendo tudo isso em benefício do seu reino, expandindo e se armando para o ataque.

A qualquer momento você poderá ser atacado pelo seu inimigo, fazendo todo seu esforço ir por água abaixo se você não estiver bem guarnecido. O jogo é um teste valioso de gerir “mil coisas ao mesmo tempo” e ter sangue frio em momento de crise, como em um ataque do inimigo com catapultas, canhões e cavaleiros. Se você quer melhorar suas habilidades motoras e de concentração Age Of Empires® é a dica para você. Quanto mais jogadores, mais interessante é a partida.

O mundo de Minecraft®


Muita gente pode se perguntar: por que um jogo de “quadradinhos” faz tanto sucesso entre crianças, jovens e até adultos. Qual será o segredo? Bom, a resposta é a possibilidade de situações e diversidades que o jogo proporciona.

O mundo Minecraft® é basicamente um ambiente de sobrevivência onde você terá que montar (com os recursos disponíveis) ferramentas, objetos e terá de se proteger de predadores assustadores que costumam vir a noite.

Você pode fazer picaretas e começar a minerar, literalmente abrir um buraco no chão e começar a cavar. Nessas minas você encontra carvão (útil para usar em fogões e fazer tochas), você acha também ferro, ouro e até diamantes. Com as pedras que você recolhe da mina você pode fazer um abrigo ou até castelos, o mesmo acontece nas florestas que você pode cortar a madeira para utilizá-la em ferramentas, objetos da casa e outros equipamentos de sobrevivência.

Didático, lúdico e muito divertido, principalmente para jogar on-line com amigos em família. O ideal no jogo é que haja a cooperação para melhorar ainda mais o desempenho. Esse jogo com certeza entra lista de games que “capacitam” muitas pessoas com habilidades como concentração, gestão e cooperação.

Jogos simuladores do campo


Vimos no começo do texto que você pode ser o prefeito de uma cidade, organizando da melhor maneira possível zonas de construção e os recursos disponíveis com os impostos arrecadados. Mas se você é da cidade e quer se aventurar no campo nós temos uma sugestão para quem quer um jogo fora da “selva de pedra”.

No famoso Farm Simulator® (Simulador de Fazendas) você administra sua fazenda e os recursos dela. Com tratores e máquinas agrícolas você tem uma experiência quase real de guiar os equipamentos que simulam praticamente em tudo os objetos reais utilizados no campo.

Nesse jogo você tem que arar a terra, semear, cuidar das plantações evitando pragas e parasitas e terá que fazer a colheita quando chegar a hora. Só que, como outros simuladores, não será fácil.

A experiência do jogo é você ser como um fazendeiro, terá que aprender a manobrar aquelas máquinas agrícolas gigantes e encarar os desafios do dia a dia de quem lida com o campo. É uma ótima opção de jogo para trabalhar sua coordenação e habilidades de gestão.

Coopere e sobreviva ou mora sozinho!


O ser humano é um ser que, de forma geral, precisa conviver em sociedade. A cooperação é fundamental em vários ambientes e no do trabalho é indispensável. Vamos falar do Don’t Starve Together® (Não morram de fome juntos, na tradução literal).

Em um mundo fantasioso (em formato de desenho), você jogará on-line com seus amigos e terá que cooperar muito para que sua equipe tenha sucesso contra as intempéries das estações do ano. No verão a comida fica escassa com o sol causticante, no inverno o gelo e o frio são obstáculos mortais. Durante o jogo, como se não bastasse, há monstros e criaturas que, quando irritadas, te perseguem sem dó nem piedade.

O jogo Don’t Starve Together® além de aprimorar a importância da cooperação, reforça a necessidade de se preocupar com o futuro, no caso as estações do ano. A equipe tem que se preocupar em ficar estocando recursos para os momentos difíceis e sabendo lidar com as adversidades imprevisíveis do jogo. Mais uma aula de como saber administrar pode ser sua salvação e como a falta de gestão pode te levar a ruína.

Para você que ficou interessado no fantástico mundo dos games, saiba que esse é um mercado que não para de crescer e gerar vagas de emprego e renda, quer saber mais sobre programação de games? Acessa aqui.  

Deixe comentário