NFC: o futuro dos pagamentos

O pagamentos via NFC, é uma modalidade de pagamento em que você não precisa inserir o cartão na maquininha. O pagamento se dá por aproximação através da tecnologia Near Field Communication (comunicação de campo próximo). Dessa forma, são trocados os dados entre o leitor e o dispositivo de pagamento em smartphones e smartwatches, ou cartões de débito, cartões de crédito e cartões pré-pagos.

Os dispositivos NFC devem estar próximos (normalmente com menos de 4 cm de distância) para que o pagamento seja feito, mesmo sem contato. Os pagamentos NFC são criptografados, seguros e podem ajudar a acelerar o processo de pagamento.

Como funcionam os pagamentos NFC


Em primeiro lugar, para que o pagamento NFC funcione, o cartão de crédito, débito ou pré-pago devem incluir um chip NFC. Já para pagamento com smartphone ou smartwatch, o copnsumidor deve armazenar as informações do seu cartão no aplicativo de pagamentos NFC.

Quando os dispositivos de pagamento e leitor estão próximos e ativados, os chips NFC trocam dados criptografados para concluir um pagamento. O processo cria um fluxo de caixa extremamente rápido, conveniente e um dos métodos de pagamento mais seguros.

Por esse motivo, pagamentos baseados em NFC estão se tornando um método muito utilizado, especialmente nestes tempos de pandemia, em que temos que evitar o contato.

Sem fio, sem contato


A conexão sem fio ou “contactless” entre dois dispositivos usa ondas de rádio, semelhantes às etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID) em aplicativos de rastreamento sem fio. Os chips NFC usam uma frequência de rádio RFID específica (13,56 MHz), que só funciona quando os chips estão muito próximos.

Já as carteiras digitais se comunicam apenas com os leitores NFC quando o usuário dela desbloqueia a função no aplicativo, seleciona o cartão de pagamento a ser usado e conclui a ação de pagamento.

Outra vantagem é que os leitores de pagamento NFC se conectam a apenas um dispositivo por vez. Isso faz com que não haja risco de que um cliente próximo acidentalmente pagar pela compra de outro. A tecnologia simplesmente não permite que isso aconteça.

Além dos benefícios de segurança descritos acima, os consumidores também podem armazenar vários cartões de crédito e débito em seu smartphone ou smartwatch para pagamento NFC.

Isso reduz a necessidade de carregar cartões em carteiras e bolsas. Por isso, não é de admirar que a adoção de pagamentos por NFC esteja aumentando, e as lojas que aceitam pagamentos NFC possam atender este tipo de consumidor.

Você pode usar pagamentos NFC?


Se você estiver pensando em usar um método de pagamento sem contato, veja algumas coisas a considerar.

  1. Essas formas de pagamento são mais seguras do que o uso de cartões magnéticos, pois criptografam seus dados e, portanto, não podem ser usados por terceiros.
  2. As transações são mais rápidas do que seriam com um cartão de crédito ou dinheiro tradicional.
  3. Mesmo se você perder o seu smartphone ou smartwatch, seus dados serão protegidos.
  4. Algumas carteiras limitam o valor que você pode gastar, em torno de R$ 50 por compra.
  5. O pagamento NFC é conveniente e pode lhe proporcionar tranquilidade quando se trata de fraude no cartão de crédito e roubo de identidade.

O pagamento NFC é seguro?


A tecnologia contactless funciona em distâncias incrivelmente curtas (estamos falando de centímetros, não de metros). Para que um possível ladrão roube informações, ele deve ficar desconfortavelmente perto de um dispositivo habilitado para NFC. Essa proteção de proximidade representa o primeiro nível de segurança.

A segurança é infalível?


Com um sistema de proteção, a tecnologia NFC representa uma das opções de pagamento mais seguras do mundo. Mas nenhuma tecnologia é 100% infalível – nem mesmo o dinheiro.

No entanto, você pode proteger dados financeiros privados de hackers com algumas dicas:

  • Como consumidor, você deve proteger seu dispositivo móvel com senha o tempo todo. Se o seu smartphone cair em mãos erradas, você nem sempre poderá impedir que os ladrões iniciem pagamentos na sua ausência, mas se seu celular tiver uma senha difícil, desbloqueio por impressão digital ou reconhecimento facial, ficará mais difícil.
  • Sempre mantenha seus aplicativos e sistema operacional atualizados, pois a cada atualização, os desenvolvedores melhoram a segurança, além de disponibilizar novos recursos.

Principais aplicativos de pagamento NFC no Brasil


No Brasil temos dois principais aplicativos de pagamento NFC, o Google Pay e o Samsung Pay. Ambos são aplicativos de pagamento NFC para smartphones Android, porém, o Samsung Pay só funciona com smartphones da marca, enquanto o Google Pay funciona com todos os aparelhos Android, inclusive os da Samsung.

Com qualquer um dos dois aplicativos, você pode tocar e pagar em lojas e máquinas de cartão. Além disso, você também pode enviar dinheiro para seus amigos e familiares. Estes aplicativos também permite que os usuários usem a maioria dos cartões de débito e crédito de grandes marcas como Visa, Mastercard e Elo.

Deixe comentário