Bolsa de valores: como investir?

Com certeza você já deve ter ouvido um amigo, ou conhecido, falar que ele investe na Bolsa de Valores, investe em ações desta ou daquela empresa, que é o momento ideal para comprar ou vender ações. Para muita gente, que não está habituada a esse mundo de investimentos, a Bolsa de Valores pode realmente parecer um bicho de sete cabeças.

A nossa missão de hoje no blog Notícias e Negócios é te mostrar que você pode sim começar a investir em ações, acompanhar o mercado e saber quando investir ou quando vender suas ações. Investir em ações pode ser simples e é possível começar com pouco dinheiro.

Começando a entender a Bolsa de Valores


Para te ajudar a tomar as melhores decisões na hora de investir o seu dinheiro, vamos explicar algumas coisas que você precisa saber para dar os primeiros passos. A Bolsa de Valores brasileira, conhecida como B3, é um ambiente de negociações no qual os investidores têm acesso a compra e venda de títulos emitidos por empresas, as chamadas ações.

Vale ressaltar que por meio da Bolsa de Valores é possível negociar outros ativos além de ações, como opções, minicontratos, entre outros. O objetivo principal da Bolsa de Valores é organizar o mercado, garantindo à empresa que abriu capital o recebimento do dinheiro pelas ações vendidas e ao investidor as que comprou, de forma eficiente e segura.

Há alguns anos as operações deixaram de acontecer por meio do pregão viva-voz, e passaram a serem realizadas de forma 100% on-line, conhecido como pregão eletrônico, por meio de um Home Broker, plataforma que toda corretora de valores, ou banco de investimento, tem.

No entanto, para garantir ainda mais segurança ao investidor, as ações adquiridas no Brasil são “guardadas” na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, ou mais conhecida como CBLC.

O que significa o termo ação e o que ela representa?


Uma ação nada mais é do que uma espécie de “pedaço” de uma empresa negociada na Bolsa de Valores. Ao abrir capital e permitir que pessoas tenham acesso à compra das ações de uma determinada companhia, é possível adquirir mais recursos para o crescimento da mesma.

Cabe ao investidor, pesquisar e escolher com cautela as empresas que considera mais promissoras e com possibilidade de retorno atraente. No entanto, é importante ressaltar que ações são aplicações de risco, por isso, para operar é necessário ter o perfil de investidor apto para investir nessa modalidade de investimento, ou seja, entre moderado e agressivo.

Além disso, é importantíssimo estudar, diversificar e conhecer bem o assunto antes de começar a investir em ações. Em outras palavras, não saia comprando tudo o que vê pela frente, sempre pesquise muito sobre seus investimentos. Segundo economistas, é possível minimizar o risco por meio da diversificação entre empresas de diferentes setores da economia.

Módulos de operações na Bolsa de Valores


Existem hoje, no mercado, dois módulos de operações: o Swing Trade e o Day Trade. O Swing trade é o nome dado às operações de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores com duração de dias, semanas, meses e até anos. Ou seja, comprar uma ação em um dia e aguardar para vendê-la quando for mais conveniente para o investidor.

Esse modo é indicado para quem quer investir e lucrar no mercado de ações, mas não tem tempo de acompanhar o mercado de perto durante o pregão ou, também, para àqueles que acreditam na valorização das ações no longo prazo.

Já o Day Trade é a operação de compra e venda de ativos no mesmo dia, com o objetivo de lucrar com as oscilações do mercado. Hoje, por meio do Home Broker e demais plataformas criadas para essa categoria de negociações na Bolsa de Valores, qualquer pessoa pode operar no modo do Day Trade.

No entanto, é importante saber que essas operações são consideradas de alto risco e indicadas para as traders experientes e preparados para lidar com ganhos e perdas significativos.As grandes vantagens do Day Trade são a agilidade nas operações e a possibilidade de operar alavancado. Além disso, para ter sucesso no Day Trade, é fundamental que o trader escolha uma (ou mais) estratégias para as suas operações.

Mas afinal, por onde eu começo?


Estudar antes de entrar em uma ação, seja no Swing Trade ou Day Trade, é fundamental. Por isso, há duas análises muito conhecidas no mercado, a análise fundamentalista e a técnica. A Análise Fundamentalista é realizada para entender a saúde financeira de uma empresa negociada na Bolsa de Valores.

Feita por analistas fundamentalistas, funciona como uma análise detalhada da empresa junto aos aspectos econômicos do país, prevendo o seu crescimento no médio/longo prazo e o preço justo para o investidor entrar na ação.

É esse conhecimento sobre a saúde financeira que fará com que o investidor de longo prazo mantenha a calma em momentos de stress do mercado, e continue agindo com mentalidade de sócio em todos os cenários, pois até mesmo excelentes empresas têm seus preços depreciados no curto prazo, em momentos de oscilação do mercado.

Portanto, estude os fundamentos da empresa, pois são eles que vão manter seu case de investimento sólido e garantir seu sucesso enquanto investidor.
Já a Análise Técnica estuda o mercado por meio de gráficos, com base no preço e o volume dos ativos. O objetivo dessa análise é prever a tendência de um ativo baseando-se no volume, quantidade de ativos disponíveis para compra na Bolsa de Valores, e na oferta, a quantidade de compradores interessados. É indicado para operações de curtíssimo prazo, como o Day Trade.

Corretoras na Bolsa de Valores


A um termo muito utilizado chamado de corretagem, que é o valor pago às corretoras pela intermediação das operações de compra e venda na Bolsa de Valores. Uma mão na roda para muita gente. Esse valor, que pode ser fixo ou variável, é definido pela corretora que você escolher operar.

De acordo com especialistas do mundo dos negócios na Bolsa, quanto mais novato, mais erros provavelmente ele cometerá. E o custo desse erro não pode ser somado ao custo de corretagem, já que isto pode te tirar do jogo durante o processo. Por isso pesquise bem sobre as corretoras e as corretagens, todos os custos envolvidos no processo.

Apesar de parecer um pouco complexo. Você pode sim iniciar seus investimentos na Bolsa de Valores. Com estudo, aperfeiçoamento e muita análise, você pode lucrar com o investimento e ter bons resultados com suas ações. Boa sorte!

Deixe comentário