Confiança: como ganhar apoio da equipe

O mercado de trabalho pode ser altamente competitivo. Por isso, você deve tomar cuidado com algumas situações e adotar medidas que podem ajudar você e outros colaboradores a causarem um impacto positivo no ambiente de trabalho, você também pode aproveitar essas dicas para melhorar o convívio entre os colegas, visando sempre um processo de confiança mútua entre líderes e sua equipe.

É, todavia, importante ressaltar que não estamos pedindo para ninguém “forçar a barra” para com sua equipe. Forçar uma amizade, uma confiança, da noite para o dia. Aqui entra mais os aspectos de caráter e de personalidade do profissional, do que um modo de agir com a equipe de apenas “fazer por fazer”.

Não se deve agir assim, como uma espécie de profissional “duas caras”. O ideal é que você adote as medidas abaixo não apenas para o trabalho, mas também para a vida. Seja qual for a empresa, seja qual for a pessoa, seja qual for a equipe. A confiança é, acima de tudo, um processo de amadurecimento profissional. 

Comunicação clara gera confiança


As palavras e ações de um líder podem ajudar os funcionários a se sentirem seguros. Os líderes devem dar às pessoas o que elas precisam, quando precisam. Eles devem se comunicar com clareza e com frequência, mantendo a transparência e ajudando as pessoas a entender tudo o que aconteceu.

Sempre se esforçando para explicar, da melhor maneira possível, o que se deseja, os prazos, as metas, os planos futuros. Nunca deixe alguém no escuro, sem informações. Nunca deixei com que ele se sinta perdido. O líder, gestor ou o colaborador, deve ser um guia para os demais.

Um gestor deve fortalecer a confiança e o entrosamento da equipe


Uma equipe bem entrosada faz toda a diferença, e isso pode ser alcançado de formas simples. Uma delas é separando alguns minutos no início de uma reunião para encontrar interesses comuns, refletir sobre os sucessos alcançados, compartilhar histórias pessoais e o que as pessoas estão assistindo na Netflix.

Também é possível criar uma sala para tomar água e café enquanto os funcionários podem conversar sobre esportes e falar sobre os memes mais recentes. Os líderes podem compartilhar suas histórias pessoais para estimular conversas sobre desafios e mostrar que também são humanos, no que é, também, um processo de confiança.

Conversa individual gera confiança


Por meio de reuniões individuais, você pode criar um ambiente em que conhecerá seus funcionários em um nível mais profundo. O gestor pode se aprofundar mais sua relação seu seu colaborador e perguntar o que é mais importante para ele na função atual. Como o funcionário descreveria um ótimo dia, o que o deixa orgulhoso no trabalho, qual iniciativa ele gostaria de liderar, entre outros exemplos.

Essas respostas podem identificar práticas e desencadear ações que são importantes para a equipe e claro, fortalecem muitos os laços de confiança. Do colaborador estar ciente de que sempre pode se abrir e contar com seu apoio. Isso é fundamental.

Liderando com responsabilidade


A falta de responsabilidade dentro de uma equipe prejudica toda a produtividade. Os líderes precisam explicar o motivo de os funcionários estarem gastando seu tempo com determinado trabalho e a importância disso.

Ao definir expectativas claras, os membros da equipe têm clareza sobre os padrões e os resultados, e essa conversa precisa ocorrer mais de uma vez. O gestor tem o dever de ter a responsabilidade de ser, de preferência quase sempre, comunicativo e didático.

Chefe e mentor de novos talentos


Não basta apenas dizer o que fazer: é preciso saber orientar também. Um líder que também é um mentor pode ser a salvação para um time.

Por meio de reuniões semanais de equipe, os líderes exploram quais obstáculos precisam ser removidos, fornecendo um feedback equilibrado sobre o que deu certo e como é possível aprender com as experiências.

Dê espaço para momentos de conversas entre a equipe


A saúde mental não pode ser deixada de lado, especialmente em um momento de incerteza como o que vivemos com a pandemia. À medida que as pessoas voltam para o local de trabalho, podem continuar a ter confusão sobre o que está por vir.

Os líderes podem oferecer espaço e tempo para que todos os funcionários falem sobre as incertezas que sentem, reflitam sobre o que mudou para eles e as lições valiosas que aprenderam sobre si mesmos e seu trabalho durante esse período>

Orientar, perguntar, analisar


Deixar o funcionário decidir se ele retornará ao escritório ou continuará em home office é uma forma de respeitar a diferença de personalidade das pessoas. Os líderes podem conduzir discussões para saber como as pessoas se sentem em relação ao retorno ao local de trabalho, assim como os benefícios e os riscos disso.

Para isso, eles devem procurar saber como as pessoas se sentem no momento. Por meio de conversas individuais e discussões em equipe, os líderes podem explorar quais estratégias podem ser adotadas para apoiar a inclusão.

Tomando cuidado para seguir algumas dessas atitudes, a sua equipe estará respirando aliviada e o setor será um ambiente de trabalho seguro e saudável para os colaboradores. Obviamente, existem uma gama de outros fatores para que os funcionários sintam confiança em seus gestores.

Mas seguindo ou ajustando seu padrão comportamental, já é um passo importante para um novo momento na sua relação com a equipe.

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