Artesanato: aliado na renda das famílias

O brasileiro é criativo por natureza. Em um país com tantas diversidades culturais, rico em tradições e costumes, o artesanato se tornou uma forma de expressar as histórias, os contos e a identidade dos povos. Ao longo dos anos deixou de ser algo para turistas para se consolidar como uma fonte de renda altamente lucrativa e que agrada todos os gostos e públicos.

O trabalho manual tem sido cada vez mais valorizado pelos consumidores que buscam toques manuais, valorizam o que é feito com a mão por conter traços históricos e culturais e, de certa forma, vai contra o voracidade da produção em massa das empresas.



Se você já é costureira, ou pretende aprender mais sobre a profissão, ou tem curiosidade em começar um negócio próprio em tecido, separamos um curso para você buscar mais informações.

Se você já mexe com retalhos de tecidos ou tem um estoque de panos sem uso em casa, certamente você deve ter uma caixa repleta de retalhos guardados em algum canto. Hoje, vamos mostrar 25 ideias de artesanatos com tecido para você copiar e reaproveitar todos os retalhos que tem em casa, separamos mais um curso que pode te ajudar a ensinar como trabalhar com esses retalhos.

Jogo americano é uma das opções mais procuradas em artesanato


O jogo americano é uma das peças mais fáceis de serem feitas, mesmo que você não tenha habilidade de costura aprimorada. Portanto, a única coisa que você vai precisar ter é um pouquinho de criatividade.

Isso porque, as possibilidade de criação são infinitas. Você pode, por exemplo, usar tecidos de mesma cor, fazer uma junção de estampas diferentes ou, até mesmo, combinar o seu jogo americano com a decoração da cozinha. Aí, o critério é seu. Mesmo que o que você tenha em casa sejam pedaços pequenos de tecido, é possível fazer um jogo americano incrível usando a técnica de patchwork feito em blocos.

Porta guardanapo, por que não?


Com apenas dois quadradinhos de tecido com estampas diferentes e tamanho 23×23 cm, o mesmo tamanho de manta acrílica, 3 pedacinhos de elástico roliço e um botão grande é possível fazer um lindo porta guardanapos para enfeitar a sua cozinha.

O passo a passo é muito fácil e a única coisa que você precisará saber é costurar. Legal, não é mesmo?

Artesanato para decorar as paredes


Você também pode aproveitar as sobras de tecido para decorar os nichos de parede que tem em casa. Nesse caso, a única habilidade que você vai precisar é saber manusear a cola quente para que o tecido não fique enrugado. Além de ficar muito lindo, essa, sem dúvida é a dica mais fácil de colocar em prática.

O famoso e sempre útil peso de porta!


Além de manter a porta de algum cômodo da casa aberta, o peso de porta de tecido é uma ótima opção de decoração para utilizar os retalhos de tecido que você tem guardados. E a lista de modelos é enorme. Mas, se preferir, você também pode comprar um peso de porta pronto e enfeitá-lo com um tecido estampado ou cor que preferir.

Em artesanato também dá para fazer almofadas decorativas criativas


As almofadas não precisam, necessariamente, ter o formato quadrado tradicional. Você pode brincar com os formatos e cores e criar almofadas decorativas. Elas combinam com qualquer decoração, basta você adequar ao tema.

No quarto das crianças, por exemplo, você pode fazer flores, cactos, donuts e muito mais. Fica muito lindo e todos vão gostar.

Necessaire


Seja para usar em casa ou durante uma viagem, a nécessaire tornou-se imprescindível na vida das pessoas. E, por isso, é sempre bom ter mais de uma em casa. Com um modelo de tecido estilo bolsa clucth, você terá todos os seus objetos guardadinhos e prontos para serem levados a qualquer lugar, maravilhas que só o artesanato podem proporcionar.

Bolsas de tecido são ótimas opções


A bolsa de tecido deixou de ser uma peça para se usar apenas no mercado, quando vamos fazer compras. A peça, por ser muito versátil e moderna, pode ser adequada a diversos tipos de looks e estilos. E se você já costura, então fica ainda mais fácil fazer um modelo exclusivo, com o seu estilo, para cada ocasião.

Gostou das nossas dicas? De fato há um mundo de possibilidades que podem ser trabalhadas com o artesanato. Geralmente são objetos que podem ser feitos com tecidos e outros produtos que são baratos de serem comprados, e podem ser vendidos com um valor razoável por serem manuais e, muitas vezes, exclusivos.

Caso você queira unir o útil ao agradável, deixamos essa opção de curso de Modelagem para você ir se familiarizando com máquinas de costura e também o corte e modelagem de roupas, afinal, por que não?

Deixe comentário