IM Maker: reforço na matemática

Está aí umas das disciplinas mais temidas dos estudantes: matemática. É um tipo de matéria que ou você ama, ou você detesta. E não há escapatória! Fugir dela não é uma opção. Ela está em praticamente tudo em nossas vidas, é vital para algumas profissões e muito útil no dia a dia. Existe um meio de aprender matemática de uma maneira criativa, divertida e instrutiva, esse método é o IM Maker.

Com os cursos do IM Maker os alunos poderão aprender a montar, remontar, estruturar e muito importante: calcular! Isso de forma quase que automática. Quando eles percebem já estão fazendo contas, os cálculos necessários para fazer com que a sua criação seja a mais perfeita e diferenciada dos demais. O modo maker de ensinar é considerado um dos métodos do futuro, para os educadores especializados em matemática. 

Até porque, a eficiência do modelo de aprendizagem convencional, em que o professor repassa um conteúdo pronto para os alunos, vem sendo questionada por instituições de ensino ao redor do mundo. Elas defendem que, frente ao contexto do século XXI, o aprendizado ganha mais relevância quando se volta ao aluno como protagonista do processo.

E sair da sala de aula tradicional, convidando crianças e jovens a “colocarem a mão na massa”, tem sido uma das alternativas para contribuir com o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. 

As novas gerações já têm “DNA” maker 


Uma das características mais marcantes das novas gerações é dispor de um DNA criativo e empreendedor. Nascidos na era da chamada “economia criativa”, os estudantes de hoje precisam estar preparados para atuar em um cenário que exige um pensamento crítico com relação aos padrões de consumo, reinventando mercados e deixando-os cada vez mais sustentáveis.



E para alguns especialistas, o “Movimento Maker” tem o potencial de transformar os cidadãos de meros consumidores, em criadores. Além de usar o modo maker como ferramenta pedagógica dentro dos conteúdos tradicionais, é possível desenvolver o que se chama de competências ligadas à inovação, que não apenas são usadas no design e na eletrônica, mas podem ser úteis em qualquer profissão. Interessante, não?

Independente da área que você escolher no futuro, o IM Maker pode ser um diferencial e tanto no seu desenvolvimento profissional. O IM Maker é sucesso entre os jovens, principalmente, pois une o que seria uma brincadeira com o aprendizado sério, construtivo, desafiador e aumenta uma das habilidades mais valiosas da atualidade, a criatividade!

IM Maker incentiva o “fazer com as próprias mãos”


A educação no estilo “fazer com as próprias mãos” é para onde a educação deve caminhar, isso ficou claro para grande parte dos especialistas no assunto.

Tudo isso tem como objetivo colocar o aluno como protagonista do seu percurso de construção do conhecimento e dar a ele a possibilidade de lidar com problemas reais, de construir coisas que vão ter impacto real sobre seu entorno, que possa se expressar e que seja ativo dentro de uma sociedade tecnológica e conectada.

Especialistas falam também da necessidade urgente de transformação do modo de ensinar. Segundo eles, tudo evoluiu nos últimos 100 anos, menos a educação, principalmente no ensino público. Os computadores são melhores, os aviões são melhores, muitas coisas foram descobertas. Agora, se você pegar uma foto de uma sala de 2018 e compará-la com uma de 1918, elas serão praticamente iguais.



É preciso repensar a forma de ensinar e complementar o que se aprende no quadro e nas carteiras. Por isso o IM Maker é um ótimo complemento, pois foge da realidade básica que, infelizmente, ainda é o padrão na maioria das escolas. Quer mais informações, acessa esse link e fica por dentro de alguns cursos do IM Maker.

Deixe comentário