Turismo de isolamento: tendência em 2021

É difícil fugir do tema pandemia. Infelizmente o ano de 2020 ficará para sempre marcado com essa cicatriz, e o início de 2021, embora mais esperançoso, terá muitos vestígios da passagem do Covid-19 em nossas vidas. O setor de turismo, o foco desse artigo de hoje, projeta bons números, porém em lugares bem distintos do tradicional.

Sem o réveillon e carnaval, o turismo de isolamento ganha cada vez mais força e é um fôlego muito bem-vindo para o setor que levou duros golpes em 2020. O turismo foi um dos setores da economia mais afetados pela crise do novo coronavírus. Países fecharam as fronteiras, pontos turísticos foram interditados e os riscos de expor-se à contaminação foram considerados altos demais para viajar.

Ainda hoje, mesmo com o afrouxamento da quarentena e a reabertura do comércio, o turismo não foi retomado à sua normalidade, justamente para evitar aglomerações e a intensificação de novas ondas de contágio em todo o mundo. Frente a esse cenário, tanto os viajantes quanto as empresas do setor, se viram obrigadas a atualizarem as modalidades de viagens, oferecendo o “novo normal” do turismo: o turismo de isolamento.

Apesar do nome, turismo de isolamento não é novo


A prática já era adotada por casais em busca de momentos reservados, fugindo dos destinos badalados e cheios. Lugares com belezas naturais e lindas paisagens ganharam grande destaque na preferência de destino. Em momentos onde a reunião de pessoas é altamente não recomendada, a modalidade de turismo tornou-se tendência turística nesse finalzinho de 2020 e para o verão de 2021.

Campings, motorhomes e chalés de luxo em lugares ermos e aconchegantes, têm servido como opções de viagens. Não apenas para tirar férias, mas para desenvolver o trabalho a distância durante o dia, podendo desfrutar, no momento da folga, de lindas paisagens. Famílias, amigos e casais decidem pela viagem em busca da troca de ares, optando pelo isolamento. 

Mas onde encontrar turismo de isolamento?


Em um país continental como o nosso, achar um local isolado e tranquilo não é muito difícil. Porém, antes de definir o destino, é necessário planejar-se bem e entender que o mundo todo está enfrentando a mesma pandemia. Ou seja, cada passo dado deve ser calculado com foco na segurança e proteção da saúde.

O mais indicado é permanecer dentro do próprio estado e evitar paradas no percurso. Até porque nossos estados são praticamente do tamanho de muitos países da Europa, certamente haverá muitas opções de turismo de isolamento no seu estado.

Se possível, viaje de carro e faça o teste da Covid-19 antes de pegar a estrada, garantindo a segurança de quem irá lhe receber no local. Não se esqueça da máscara, que ainda é de uso obrigatório em quase todo o mundo. Outro ponto importante é conferir se o destino escolhido está recebendo turistas e quais as medidas sanitárias adotadas no local. Garanta que haverá suporte médico, em caso de contaminação. 

Lindos e isolados destinos de turismo no Brasil


O estado de Minas Gerais é repleto de cidades aconchegantes, com belezas naturais e verdadeiros refúgios no meio do mato. Entretanto, fuja dos destinos mais populares e cheios, como Ouro Preto e Capitólio. Procure por cidades do interior que sejam menos conhecidas e igualmente lindas.

Santa Catarina é excelente opção para quem deseja vivenciar um ar europeu sem precisar ir muito longe. As cidades são limpas, repletas de cachoeiras e chalés, como em Urubici. O frio da serra catarinense é ideal para quem deseja um momento mais romântico e de bons vinhos. Além do visual de montanha que só a serra pode oferecer. 

A Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, é um lugar especial, cercado de belezas impressionantes. Mesmo com o Parque fechado, as hospedagens continuam abertas, oferecendo vistas bonitas e acomodações aconchegantes.

O Mato Grosso do Sul também pode surpreender em turismo de isolamento. Bonito, uma das cidades de beleza mais impressionante do país, oferece locais públicos relativamente vazios e de pouco contato próximo.

E que tal se isolar em uma floresta? No Pará é possível. Existem hospedagens localizadas por lá que oferecem reclusão quase completa, contemplando as curiosidades e belezas da mata ao redor. Sem falar que você pode ficar off, algo tão difícil nos dias de hoje.

Há ainda as praias do nordeste. Refúgios paradisíacos com mar de águas verdes e limpas, areias brancas e palmeiras ao horizonte. Basta pesquisar os destinos longe das capitais e você encontrará inúmeras opções de praias de tirar o fôlego em nosso querido e simpático nordeste.

Locais de isolamento em outros países


Se dinheiro não é problema para você, temos algumas opções lá fora também. Para quem pode ficar fora do país por um tempo, a Noruega possui praias de tirar o fôlego. Cachoeiras, florestas e bosques podem ser desfrutados sem quase ninguém por perto. Só prepare o casaco, lá é frio até nos meses mais “quentes”. 

O safári na África permanece como opção de viagem na pandemia. São centenas opções de chalés e locais com tendas espaçosas para visita. O distanciamento pode ser cumprido sem grandes esforços, aproveitando as curiosidades de um dos lugares mais interessantes do mundo. 

A Califórnia, fora de temporada, possui espaços vazios em regiões montanhosas próximas ao oceano Pacífico. Vale destacar ainda o deserto americano. Locais isolados e lindos para passear, vislumbrar o céu e esquecer que a pandemia existe! 

Isolamento ao extremo


Não podemos citar o turismo de isolamento sem colocar a Antártida como destino destaque. O distanciamento social é garantido pela quantidade baixa de pessoas no local e as embarcações estão sempre com um número pequeno de passageiros. A exploração do lugar, com belezas raras, pode ser realizada apenas em um barco por vez, o que garante que não haja outros turistas no lugar, aumentando a segurança dos viajantes.

Caso você não queira ir até lá, você pode ficar pela Patagônia mesmo, a “pontinha” sul da Argentina, isolada e fria. Você tem uma boa noção do que estará por vir caso decida ir para a Antártida. O cenário é isoladamente lindo para se fazer turismo, acampar e vivenciar um contato extraordinário com a natureza.

Desde que a segurança seja colocada sempre como prioridade, viajar pode ser um refúgio para aguentar esse momento difícil. Seja qual for o destino, aproveite com responsabilidade!

Cresce número de vagas no setor


Se por um lado o pessoal está fugindo das grandes cidades, os pequenos municípios estão “felizes da vida” com a possiblidade de serem os escolhidos para receberem os turistas que buscam se isolar nas zonas rurais e afastadas.

Neste atual cenário surgem vagas de trabalho no setor, ter e buscar uma qualificação no segmento de turismo e hotelaria é uma ótima oportunidade de se destacar no mercado e conseguir uma vaga, seja em campings, pequenos hotéis, pousadas, hotéis fazenda entre outras opções. Nós separamos alguns cursos especiais do segmento para você nesse link.

Deixe comentário