Como prosperar em 2021?

O ano de 2021 dá seus primeiros passos, mas ainda é difícil esquecer quão cheio de desafios foi o histórico ano de 2020. Ainda mais porque será preciso lidar com muitos dos seus reflexos nos próximos meses, o que ainda gera incertezas, mas uma coisa é certa: para prosperar em todos os sentidos no ano que se inicia é preciso mudar velhos hábitos e repensar a forma que lidamos com o mundo, com o mercado de trabalho.  

Para te ajudar a ter bons resultados nesse período, buscamos trazer dicas de especialistas no setor de economia, algumas dicas que podem ajudar você a prosperar de fato em 2021, não importa o que aconteça. Afinal, 2020 nos ensinou muitas coisas, e cometer os mesmos erros, ou deslizes, do ano passado não é uma opção, certo?

Para prosperar: agilidade!


Estamos acostumados a ver desastres na TV, cenas de pânico nas telonas e casos de pandemias malignas na ficção. Mas quando esses casos acontecem na vida real o cenário muda drasticamente, podemos citar inclusive o livro “A Lógica do Cisne Negro”, de Nassim Taleb, que fala sobre eventos extremos que causam grandes danos. Um exemplo é o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001.

Porém, nem sempre esses acontecimentos ficam restritos às páginas dos livros. Você tem um plano B para tudo? As intempéries da natureza, problemas econômicos do país, os surtos de doenças como a pandemia do Covid-19, mostram que a chave para prosperar em um cenário desses é agir rapidamente, de preferência estar a postos para todas as situações, afinal 2020 pegou muita gente de surpresa, a partir de agora as reservas financeiras, planos de crise, entre outras ações devem fazer parte das empresas.

É preciso, acima de tudo, ser capaz de se adequar às grandes mudanças e não ficar preso a mentalidades ou métodos de fazer as coisas.

Siga as tendências mas não abandone suas convicções e instintos


O ano passado conseguiu deixar ainda mais explícito o quanto a vida é valiosa e limitada. Por essa razão, não é uma boa ideia deixar de perseguir sonhos ou adiar planos por ouvir que não tem experiência ou conexões suficientes.

Sempre esteja cercado de pessoas do mesmo nível, ou superior, quanto a conhecimento. Converse com especialistas, mas com cuidado ao avaliar as críticas recebidas. Trilhar seu próprio caminho não é fácil e requer esforço e determinação, mas vale a pena. No final das contas, confie em seus instintos. Porque, em última análise, só você sabe o que é certo para você.

Para prosperar atualmente ligue o modo “on-line”


O isolamento social certamente foi uma das coisas mais difíceis da pandemia, algo que muitas gerações nunca vivenciaram. Não hesite em conversar com amigos e familiares por aplicativos de mensagens ou chamadas de vídeo. Afinal essas tecnologias existem para facilitar a comunicação e nos aproximar das pessoas.

É importante também buscar novas amizades, com cuidado, é claro. Afinal, você nunca sabe quando uma dessas novas conexões levará a uma nova carreira ou oportunidade de negócio, ou mesmo a um amigo para toda a vida, redes sociais como o LinkedIn, por exemplo, são excelentes ferramentas para encontrar novas pessoas e criar novos vínculos.

A internet pode ser “boa” e “ruim” ao mesmo tempo, saiba dosar!


É uma tarefa complicada diminuir o tempo de exposição a telas quando grande parte da vida profissional e pessoal exige interação por meio de um dispositivo digital. Muitas pessoas contam que começaram a perceber pensamentos negativos sobre si mesmas com o excesso de consumo de redes sociais.

Há muito conteúdo inspirador, divertido e incrível nas várias plataformas sociais, mas é fácil começar a ter uma visão distorcida da realidade que faz você se sentir mal consigo mesmo, desejando que você seja mais atraente, que sua casa seja mais agradável ou que sua vida seja de alguma forma mais perfeita, assim como é nas redes. Lembre-se que ninguém mostra suas fraquezas, defeitos, tristezas ou problemas na rede, o que você vê corresponde a menos de 10% da realidade (às vezes bem menos).

A recomendação é tentar passar pelo menos uma hora por dia com atividades que não envolvam telas. Depois, tentar passar para um dia ou até para um final de semana sem interação com os aparelhos. Reserve um tempo offline para você, sem culpa, sem crises, sem peso na consciência. Faça um diário, leia um livro, faça arte, jardinagem, cozinhe algo, aprenda a fazer algo com as mãos, exercite-se ou apenas dance pela casa. Esse será, também, um jeito de começar bem o ano de ter prosperidade em 2021.

Estude mais, foque em cursos profissionalizantes!


Estudos recentes mostram que muitos profissionais graduados em um curso superior estão atuando fora da sua área de formação ou estão desempregados por não conseguirem uma vaga no seu segmento. A ideia de que um curso superior é garantia de um emprego caiu por terra há muito tempo.

Obviamente muitas profissões exigem um curso superior, e não poderia ser diferente, mas há momentos em que um curso profissionalizante pode te ajudar mais que cursos dispendiosos, e que no final das contas não te preparam para empreender ou não te atualizam o suficientemente sobre a realidade do mercado de trabalho.

Para prosperar em 2021, saiba que é fundamental, mais do que nunca, focar nos estudos. E cursos profissionalizantes são ótimas opções no momento em que vivemos, separamos duas opções para você, uma são cursos presenciais em uma das maiores e melhores redes de ensino profissionalizante do Brasil, a mesma empresa disponibiliza um modo de estudo a distância (EAD), você aprende de casa e se atualiza para o mercado.


Deixe comentário