Youtuber: como ganhar dinheiro na internet

Essa é uma das perguntas mais feitas na internet na atualidade. O assunto sempre está entre os mais pesquisados pelos internautas que veem na plataforma YouTube® a oportunidade de faturar um bom dinheiro. Mas ser youtuber não é uma tarefa fácil. Se engana quem acha que basta ligar uma câmera, falar qualquer coisa e pronto. O sucesso está vindo… Só que não!

Nesse artigo vamos te ajudar dando dicas e sugestões para começar a atuar como um youtuber, mas acredite, é um trabalho árduo e requer empenho, dedicação, periodicidade e atenção aos internautas, principalmente os seus inscritos, fiéis aos conteúdos que você posta.

O YouTube® segue ganhando terreno  


A plataforma de vídeos mais famosa do mundo é eclética, tem de tudo o que você pesquisar. Muitos afirmam que o YouTube® está saturado o que, em tese, pode parecer verdade. Mas a realidade é que a plataforma tem espaço para todo mundo e só cresce segundo dados recentes da própria empresa. Mais visualizações e mais produtores de conteúdo a cada mês surgem na mídia social.

Os aparelhos de televisão que antes eram destinados apenas para receber o sinal VHF e UHF das emissoras de TV, agora são usados para assistir canais de streaming e mídias como o YouTube®. Não é raro em uma residência uma televisão sendo usada apenas para assistir o que vem da internet, não mais via “antena”. Outros tempos, definitivamente.

Nessa revolução televisiva o YouTube® sai na frente quando o assunto são opções de canais para o público. Lives, tutoriais, bate papos, programas exclusivos, gameplay e muito, muito mais. Tanto destaque e audiência tem chamado a atenção de empresas que aumentaram significativamente os investimentos em publicidade na plataforma. Quem nunca viu um comercial no YouTube®, não é mesmo? E cada vez eles estão mais dinâmicos e específicos para a plataforma.

Motivação e tópicos a observar


Como já vimos o YouTube® segue ganhando espaço na internet, há cada vez mais canais disponíveis e, portanto, é preciso que você tenha em mente algo bem planejado para entrar nesse mundo. Você terá que ter um objetivo bem claro em relação ao seu público alvo. Quem é ele? O que ele busca no YouTube®? O que eu posso oferecer? Qual a periodicidade que os usuários procuram esse tipo de vídeo?

Respondidas essas perguntas você pode começar a traçar suas estratégias para começar a produzir seus vídeos. Mais que definir a “persona”, o público alvo, você terá que se preocupar com a qualidade do som e imagem. Todos nós que assistimos canais no YouTube®, gostamos de uma boa imagem, bons enquadramentos e, principalmente, um som audível, limpo, sem ecos ou ruídos externos.

Sua motivação é a base de três elementos cruciais compartilhados por todos os canais de sucesso do YouTube®: cobertura de tópicos, público-alvo e motivo da existência.

  • A cobertura do tópico é o assunto dos seus vídeos.
  • O público-alvo é para quem seus vídeos são destinados.
  • A razão da existência é por que eles devem assistir seus vídeos.

Você precisa definir bem esses tópicos antes de lançar seu canal. Caso contrário, você vai acabar com um canal bagunçado e cheio de coisas aleatórias, que não consegue captar nenhum tipo de audiência significativa, e nenhuma audiência significativa significa nenhum sucesso a longo prazo.



Uma vez que você saiba que tipo de conteúdo você vai criar, e quem vai assistir, você precisa decidir sobre um cronograma de produção. Com que frequência você lançará novos vídeos? A frequência de novos conteúdos depende principalmente do tipo de conteúdo:

  • Para vlogs e Let’s Plays, talvez diariamente.
  • Para curiosidades e pesquisa, talvez a semanalmente.
  • Para esquetes de alta qualidade, talvez mensalmente.

Seja realista e pense a longo prazo. Você pode ter energia para fazer um vídeo por dia agora, mas você conseguirá manter essa rotina por seis meses ou um ano? Você quer que isso seja um esforço em tempo integral, ou prefere algum espaço livre na sua agenda?

Pode parecer insignificante, mas mudar a sua frequência mais tarde pode limitar a audiência, tanto que seus assinantes podem cancelar a assinatura. Mesmo faltando um dia (ou semana, ou mês), isso poderia desencadear descontentamento com os fãs. Em caso de dúvida, faça vídeos em uma frequência menor.

O sucesso requer um youtuber com estilo


A verdadeira chave para o sucesso é “substância e estilo”. Os espectadores do YouTube® “comem com os olhos”, e se você servir um prato que seja saudável, mas sem graça, muitos vão virar o nariz para ele. Algumas dicas para conseguir alcançar esse estilo como youtuber.

  • Títulos inteligentes
  • Formato consistente
  • Miniaturas do vídeo

Se o seu canal envolver áudio, você precisará trabalhar com articulação, voz confiante e se livrar de padrões de fala irritantes (como o uso de voz alta). Se você vai aparecer no vídeo, pode querer filmar em pé, olhando para a câmera, sorrindo, sem se mexer, e assim por diante.

Equipamentos necessários para um youtuber


Para ter sucesso, você também precisará adquirir alguns equipamentos essenciais para criar vídeos de alta qualidade. Felizmente, você não terá que gastar muito para começar. O que você vai precisar (o mínimo) listamos abaixo.

Câmera: Antes de gastar um alto valor em uma câmera DSLR, ou mirrorless, saiba que uma webcam de alta qualidade pode ser suficiente para começar. Ou você pode simplesmente usar seu celular. Deixe para comprar as câmeras de última geração quando você estiver com seu canal há mais de um ano, pois com esse tempo você poderá saber melhor qual equipamento comprar.

Tripé: Se você tiver uma câmera, ou acabar usando seu smartphone, então uma boa opção é usar um tripé para segurá-la e mantê-la estável.

Microfone: Os microfones internos que acompanham as câmeras geralmente são terríveis. Invista em um microfone externo, e grave o áudio separadamente, depois insira o áudio no vídeo, durante a edição.

Fundo verde: Um fundo verde é necessário se você quiser alterar o plano de fundo de seus vídeos. Você pode fazer seu próprio fundo verde com um pedaço grande de papel, que você pode comprar em uma papelaria (meça o local que a câmera vai filmar antes de fazer a compra).

Software de captura de tela: É necessário apenas se seus vídeos envolverem captura de tela, como tutoriais em vídeo do Excel ou gameplay de PC. Uma boa opção é o OBS Studio, que é gratuito e pode gravar sua tela como um arquivo de vídeo MP4.

Como faço para promover meu canal?


Você pode passar muitos anos produzindo novos vídeos todos os dias, e nunca quebrar a marca de 1.000 inscritos. É um trabalho difícil, e você não pode ser passivo. Quer ter sucesso? Você tem que se promover como youtuber. Aqui estão algumas ideias sobre como você pode fazer isso, sem fazer spam:

  • Mídias Sociais: Construir um público em suas redes sociais pode ser tão difícil quanto construir um canal no YouTube®, mas se você já tem seguidores, eles podem ser seus primeiros fãs. Você também pode considerar distribuir brindes nas redes sociais em troca de divulgação e inscrições.
  • Fóruns: São ótimos, especialmente os grandes. Encontre uma comunidade relevante para seu conteúdo e compartilhe apenas seus melhores conteúdos. Não compartilhe com muita frequência, senão você pode ser banido por spam.
  • Colabore: Trabalhar com outras pessoas não é apenas uma boa maneira de estabelecer uma rede e expandir seus contatos. Quando outras pessoas compartilham suas colaborações com seus públicos-alvo, eles expõem seus públicos a você. É benéfico para todos.

Tenha em mente que a promoção acontece a longo prazo. Pode levar meses ou até anos para que seu canal ganhe popularidade. A perseverança é o traço número um entre os criadores do YouTube®! Além dela, ter criatividade também é fundamental, nesse artigo a gente explica como você pode ser mais criativo, ou trabalhar mais a sua criatividade.

E como ganhar dinheiro sendo um youtuber?


Ganhar dinheiro com o YouTube® é mais difícil do que costumava ser antigamente, mas ainda é possível nos dias hoje, mesmo que você esteja apenas começando. Embora a maioria das pessoas ache que os usuários do YouTube® ganham muito dinheiro com anúncios, a verdade é que os anúncios raramente pagam bem pelo esforço.

A partir de 2016, a receita média por 1.000 visualizações no YouTube foi de cerca de US$ 1,50 (após o corte do YouTube®). Isso equivale a US$ 1.500 por 1 milhão de visualizações, e em 2017 essas taxas caíram ainda mais.

Em suma, não espere ficar rico com anúncios, mesmo que seu canal seja viral. Então, como os principais youtubers ganham dinheiro? Uma combinação de muitos métodos de monetização:

  • Vendas de afiliados
  • Venda de produtos
  • Serviços de consultoria
  • Anúncios diretos sem ser o Google Adsense
  • Palestras
  • Doação de fãs

E qual a maneira mais rápida de ficar desanimado como youtuber? Comparar-se com os outros. Antes mesmo de começar a trabalhar em seu primeiro vídeo, defina algumas metas úteis que você deseja cumprir. Isso não apenas o manterá focado, e não apenas lhe dará uma sensação de progresso, mas também lhe dará motivação para seguir em frente.

E lembre-se, como tudo na vida, uma capacitação fará a diferença, atualmente existem cursos profissionalizantes específicos para quem quer se aventurar no mundo do YouTube® e se tornar um youtuber de sucesso. Separamos esse para você dar uma conferida. Quanto mais estudo e qualificação, menos chances de tudo dar errado. Sucesso!

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