Ar condicionado: as possibilidades no mercado

Foi em 1902 que Willis Carrier, um engenheiro de 25 anos formado pela universidade de Cornell, EUA, inventou o processo mecânico para o aparelho que hoje conhecemos como ar-condicionado e em pouco tempo depois deram início às instalações.

Em 1906 Stuart Cramer nomeou o aparelho de “ar-condicionado”, explorando as formas de adicionar um “algo a mais” no mesmo, descobriu que seria um produto muito valioso a ser produzido e formado.

Desde então os ares condicionados vem recebendo novas atualizações e funções que atribuem diretamente no seu resultado. Em 1960 virou uma potência e um grande mercado, em 2000 se deu origem ao ar-condicionado Split e hoje temos um novo modelo chamado “Ar-condicionado Inverter”.

Benefícios do Ar Condicionado Inverter


O que mudou entre o ar convencional e o inverter é sua economia e a temperatura ambiente. Deixando de forma mais clara o modelo convencional tem um maior consumo energético, maior oscilação de temperatura e costuma ter problemas no motor por conta de que após atingir a temperatura que foi escolhida o ar desliga esperando subir novamente a temperatura para religar, o que ocasiona uma força maior no motor.

Já o novo modelo tende a ser constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua, isso resulta em maior conforto e menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando em 40% de economia em relação a modelos convencionais.

Mercado de trabalho para instalação e manutenção de ar condicionado


Por essas questões muitas pessoas estão buscando pela qualidade do aparelho e optando por substituir os antigos pelos novos, buscando a economia e o conforto.

Porém com essa nova procura pelos aparelhos inesperada, tornou o mercado com uma alta demanda, mas poucos profissionais para atendê-los, e na pior das hipóteses, profissionais sem qualificação e sem certificação, o que acaba virando um risco para quem instala e para a vida útil do ar condicionado se instalado de maneira incorreta.

Esses números sobem ainda mais na época de verão, profissionais da área podem atuar em:

  • Empresas de refrigeração;


  • Autônomo;


  • MEI;


  • Parceiro de empresas.


Fazendo os cálculos


Hoje em dia um instalador de ar-condicionado é um excelente meio de fazer seu patrimônio subir, em média um instalador consegue tirar em torno de 4 a 5 mil reais trabalhando como autônomo.

Supondo que cada instalação simples (em casa) custe em torno de R$ 300, fazendo um total de 30 instalações no mês, haverá um valor de R$ 9 mil no final do mês. Os investimentos iniciais são bem baixos e costumam ser abatidos no primeiro mês de trabalho.

Cursos profissionalizantes para atuação com ar condicionado


Visando a pequena proporção de pessoas que atuam nessa área com qualificação e certificação adequada para exercer na mesma, são lançados diversos cursos e meios de ensino para a área.

Um cuidado a ser tomado é que no desespero do momento da alta do mercado, foram lançados diversos cursos superficiais e que não disponibilizam de certificados, o que pode atrasar o processo.

Um curso renomado e de conteúdo prático muito bem falado é o de Instalação e manutenção de ar condicionado do Instituto Mix, ele disponibiliza além de 15 benefícios e aulas presenciais para os alunos, possui certificados reconhecidos nacionalmente. O que valoriza muito o profissional atuante da área, gerando confiança, credibilidade e segurança para ambos.

Deixe comentário