Educação

Cursos vitais para jovens inexperientes

  • EditorChefe
  • data
  • 0
  • 0

Se o jovem pretende entrar no mercado de trabalho, ele deve estar ciente de que a primeira oportunidade de ingressar em uma empresa não será fácil. A maioria deles enfrenta dificuldades por causa da falta de experiência. Mas há uma alternativa nessa peregrinação, que são os cursos profissionalizantes, e a gente explica o porquê deles serem uma mão na roda neste artigo.

Podemos citar aqui algumas habilidades e cursos que são fundamentais para um jovem, como ter uma boa comunicação, negociação, liderança, autoconhecimento, competência para tomada de decisão, boa capacidade de aprendizagem, de organização, domínio de inglês, tudo isso são diferenciais competitivos e até muitas vezes pré-requisitos para a conquista de uma vaga de emprego em qualquer área.

Caso você esteja totalmente “cru” em relação a essas habilidades sugerimos o ingresso imediato em um curso profissionalizante por dois motivos. Primeiro você vai agregar um conhecimento profissional em seu currículo, o que é muito importante, e o segundo ponto está em relação a você começar a entender como o mercado funciona e como se comportar diante dele, um curso te prepara para o que está por vir.

Cursos de inglês são indispensáveis, uma regra básica!


Foi-se o tempo em que só estudava inglês quem tinha recursos financeiros para isso ou queria ter “status”. Hoje o que mais existem são bons cursos à disposição com preços acessíveis ou até mesmo aplicativos que te ajudam a estudar um outro idioma de forma simples.

Embora o mais recomendado seja realmente estudar em uma escola profissionalizante, e separamos essa opção para você. Além disso, quando você tem o domínio de um segundo idioma, se abre diante de você um leque de oportunidades.

Cursos de gestão e liderança são sempre bem-vindos


Ter noções de gestão e liderança, ajudarão muito você a entender processos administrativos e como funciona a estrutura empresarial e comportamental das empresas.

Mesmo que você não seja um gestor ou um líder (e na maioria dos casos ninguém começa nesses cargos), ter cursos de gestão vai fazer a diferença quanto a sua capacitação e, tenha certeza, irá te colocar na frente de muitos outros candidatos no setor de seleção do RH.

Ter habilidade de liderança, também, é saber conquistar resultados por meio do trabalho de todo um time e saber a importância de colaborar com o todo. Por isso, ter a capacidade de trabalhar com pessoas de diferentes perfis é fundamental para qualquer pessoa que tenha a ambição de chegar a um posto de liderança. E um curso de gestão você estará mais preparado para esses desafios.

Como você administra seu tempo?


Se por um lado é importante entender os processos de funcionamento de uma empresa, é fundamental que você faça parte desse processo sendo produtivo e peça chave naquilo que você faz. Por isso todos esperam que você saiba ser organizado e produtivo.

Caso esse não seja o seu forte, há cursos disponíveis no mercado que ajudam você a administrar o seu tempo. Isso vai te ajudar não somente no trabalho, mas em casa também. Se tornando mais produtivo, organizado e fazendo com que seu trabalho se torna ágil e dinâmico.

Um curso desse é indispensável porque praticamente todas as empresas trabalham com um sistema de metas e prazos. Portanto, se você não cumprir as metas, dar conta das demandas e não souber trabalhar sob pressão ou surpresas do dia a dia, pode acabar em maus lençóis e, inclusive, sendo demitido.

Nada de “seje” e nada de “menas”!


Para finalizar as nossas dicas, vamos reforçar de que nada adianta você ter um ótimo inglês, mas escreve de forma errada ou comete erros graves de concordância com nosso idioma materno, o português. Aliás, como anda a sua intimidade com o português?

Para você que anseia entrar no mercado de trabalho, saiba que ter um bom conhecimento da língua portuguesa passa grande credibilidade. Isso porque a empresa nota que você é perceptível a detalhes e, se tem uma boa escrita, é porque costuma ou ler muito (que ajuda muito quem tem dificuldade com a língua portuguesa), ou fez algum curso sobre termos e tópicos importantes da língua portuguesa.

Reservamos esse curso que talvez possa ser útil para você. E lembre-se, tenha em mente que nesse momento optar por cursos profissionalizantes, não quer dizer que são gastos (e jamais trate assim), e sim investimentos pessoais.

Educação é algo que ninguém poderá tirar de você e quanto mais você estuda, mas apto para os desafios você fica! Esse artigo reforça a importância de uma qualificação principalmente no atual cenário em que vivemos. Partiu se profissionalizar!