Fazendo decoração com chocolate

Vamos falar de decoração? Antes, vale lembrar, que nós do Instituto Mix de Profissões temos um dos cursos de Confeitaria mais respeitados do mercado de cursos profissionalizantes do Brasil. Prova disso é o sucesso que o curso tem feito nas unidades IM espalhadas pelo país.

Além do curso de Confeitaria, contamos ainda com cursos como o de Chocolataria que, aliás, tem tudo haver com o artigo de hoje! Separamos algumas ideias de decoração.

De agora em diante todos os doces se tornarão um espetáculo para os olhos e o paladar. Com apenas alguns passos simples, você pode transformar todas as suas sobremesas em verdadeiras obras de arte. Você não vai acreditar no que é possível criar com chocolate derretido, plástico bolha e papel encerado, vamos descobrir?

Ingredientes:

  • Chocolate meio-amargo (pelo menos 60% cacau);

  • Chocolate branco;

  • Chocolate ao leite.

Primeiros passos para dar início a decoração


Para todas as receitas das seguintes decorações, você precisará, primeiro, temperar o chocolate. Adicione o chocolate picado a uma tigela e aqueça a 700 watts no micro-ondas, a cerca de 33 °C, mexendo a cada 20 segundos até que esteja completamente derretido. Se você não tiver um micro-ondas, pode fazer isso em banho-maria. Deixe o chocolate esfriar a cerca de 27 °C, mexendo ocasionalmente, antes de começar a fazer as dicas a seguir.

A fúria de chocolate!


Peneire o cacau em pó sobre um prato. Limpe o excesso de pó da borda e decore conforme desejar, pode ser frutas frescas, nozes, pedaços de bolo e de chocolate ficam especialmente bonitos. Esse é bem fácil, não é?

Temos o selo de chocolate


Congele um sinete de lacre de cera por 1 hora. Faça pequenos círculos de chocolate em uma folha de papel manteiga e pressione suavemente o sinete sobre os círculos. Use chocolate meio-amargo, ao leite e branco para ter uma boa variedade.

Deixe os selos de chocolate endurecerem antes de decorar seus doces. Essa decoração fica muito bonita e dá um charme a mais em seus bolos ou doces especiais.

Decoração de renda


Mergulhe a parte inferior de um bico de saco de confeiteiro em chocolate meio-amargo temperado e pressione o círculo no prato que você deseja decorar.

Continue fazendo círculos sobrepostos, indo até o centro do prato. Decore a renda de chocolate com pequenos bolos e uma linda xícara de café expresso. Que tal?

Bandeira de chocolate


Corte uma tira retangular de papel encerado e prenda-o em um prato aquecido. Aqueça brevemente o prato no micro-ondas e polvilhe um pouco de chocolate meio-amargo, ao leite e branco picados no lado esquerdo da tira de papel.

Espere até que o chocolate derreta e puxe-o de uma só vez de um lado a outro. Deixe o chocolate assentar ligeiramente, retire o papel e decore o prato como desejar.

A famosa grade de chocolate feita com plástico bolha


Corte um pedaço retangular de plástico bolha e espalhe uma fina camada de chocolate meio-amargo temperado sobre ele e espere endurecer. Vire o plástico e retire-o do chocolate. Espete os buracos com um canudo e sua grade está pronta para enfeitar sua sobremesa.

Deixe comentário