Mercado de Trabalho

Design gráfico: saiba tudo sobre a profissão!

  • EditorChefe
  • data
  • 0
  • 0

O design gráfico está em tudo! Em projetos gráficos de comunicação visual como cartões de visita, panfletos, elaboração de web sites, pôsteres e logotipos. Além disso os profissionais de design podem estender suas habilidades para outros setores como embalagens de produtos, vestuário, móveis, calçados, automóveis, dentre outros.

O profissional precisa de técnica em programas de edição como Photoshop®, CorelDraw®, Illustrator® e, se necessário, outros programas. A profissão envolve análise de cores, tipografia, seleção e tratamento de imagem, formatos e texturas das imagens.

Tipos de Design Gráfico


Agora que já conhecemos o que o profissional de design gráfico faz, precisamos saber os diferentes campos de atuação em que eles podem atuar:

Marketing e publicidade


Este tipo de designer é capaz de produzir peças para marketing e publicidade, com um foco em vendas de produtos da empresa, tem por objetivo aumentar o faturamento e vendas dela.

Branding


Esse profissional trabalha de modo diferente quanto a atuação no marketing e publicidade, o designer de branding tem como foco influenciar a maneira como as pessoas percebem uma empresa e tem como missão promover os negócios da corporação.

Rótulos e embalagens


Esse profissional não entra tanto na parte de marketing, mas sim na parte de designer em si, onde o intuito é mostrar informações importantes de um determinado produto para um cliente através de rótulos e embalagens, buscando manter harmonia de cores e montagem de imagens.

Web Design


Atualmente é o tipo de designer mais popular! O web designer é responsável pela elaboração e criação de sites da internet, isso inclui o próprio site, além de muitos dos elementos exibidos nas páginas como animações, ilustrações e o logotipo da empresa. 

Você não precisa conhecer todos os tipos de design gráfico para realizar o melhor trabalho, isso vai além de conhecimento, a criatividade potencializa muito no momento de criação de peças, além é claro de cursos e aperfeiçoamentos na área. 

Mercado de trabalho para Design Gráfico


O mercado de trabalho para o designer gráfico é bastante diversificado, como podemos ver ao longo do artigo, existe uma gama de opções para o profissional se especializar. Abrindo possibilidades de serviços no Brasil e no exterior em empresas de serviços.

Por ser uma área essencial para o marketing, comunicação e publicidade, o designer tem sido cada vez mais procurado no mercado e, por consequência, bons designers ganham uma boa remuneração.

É comum que atue em conjunto com profissionais de outras áreas, constituindo um verdadeiro time para destacar as qualidades de uma organização. Confira alguns locais que disponibilizam oportunidades para o designer:

– Editoras

– Empresas de diferentes setores

– Empresas de embalagens

– Jornais e revistas (online e impressas)

– Emissoras de TV

– Gráficas, entre outras.

E quanto ganha um designer gráfico?


Com todas essas possibilidades, é importante lembrar que os valores variam bastante, visto que é comum o trabalho como freelancer, ou seja, sem a necessidade do vínculo empregatício por meio da carteira de trabalho.

Porém os valores ganhos podem chegar a grandes cifras, variando de R$ 2 mil a R$ 9 mil, considerando a experiência e demanda de mercado. 

É necessário ter qualificação na área de design gráfico?


A qualificação profissional se torna extremamente essencial para uma área que demanda técnica pura, atualmente existem muitos cursos online que não trazem o conhecimento necessário para atuar na área, o que desmotiva o profissional no segmento.

O recomendado são cursos profissionalizantes presenciais com professores em sala, possibilitando tirar as dúvidas no momento de realização do curso, principalmente nas aulas práticas.

Outra dica importante é buscar por instituições bem nomeadas e com tempo de mercado, qualidade do material e estrutura da escola tem que se levar em consideração também, além do certificado reconhecido nacionalmente visto que o designer gráfico pode atuar em todo Brasil sem restrições ou dificuldades.

Para você que gosta do segmento do Design Gráfico, separamos este curso que pode te auxiliar de maneira extraordinária no mercado!