Comunicação: a chave do empreendedorismo!

A comunicação é, e sempre foi, muito importante para a humanidade. No mundo dos negócios uma boa comunicação abre portas e mentes.

Muitos investidores dizem que investem tanto no empreendedor quanto na ideia. Ou seja: mesmo que a proposta seja incrível, se não houver convencimento, comunicação e força de vontade, o investimento pode não acontecer.

Com os colaboradores, a comunicação também pode ser a diferença entre uma equipe que acredita no negócio e aquela que apenas cumpre horário.

Como você pôde perceber, a comunicação é exigida em todos os momentos da jornada empreendedora. Para os mais tímidos, essa pode ser uma constatação assustadora, mas é preciso, e possível, desenvolver uma boa comunicação, segura e assertiva.

Antes analise dois pontos


Para começar, é bom elucidarmos que a fala em público é composta de duas partes: a racional e a emocional. A primeira diz respeito ao conteúdo que será passado, enquanto a segunda, à forma como isso acontece.

Se bem estruturada, mas com pouca emoção, pode se tornar maçante para quem está ouvindo. O contrário também é válido: de nada adianta um discurso inflamado com pouco conteúdo.

Dominar técnicas básicas de comunicação permite ao empreendedor dosar, com maestria, esses dois elementos, travando um diálogo fluido e claro com qualquer interlocutor. Abaixo, você encontra algumas dicas que irão ajudar a ter uma conversação mais fácil e persuasiva:

5 dicas para dominar a comunicação no empreendedorismo


Especialistas em comunicação costumam dizer que o primeiro passo para convencer interlocutores é conquistar os seus corações, antes mesmo das suas mentes. Ouvir alguém falar com paixão sobre um assunto, conecta pessoas à ideia, tornando-as muito mais predispostas a abraçá-la.

Além de imprimir emoção ao seu discurso, conheça essas dicas que podem ajudar a aprimorá-lo.

1. Discurso afinado para uma boa comunicação


Tem uma reunião importante ou precisa apresentar algo aos seus colaboradores? Pratique antes. O improviso pode parecer uma ótima pedida, mas para quem ainda não tem uma habilidade desenvolvida de comunicação, é uma decisão bastante arriscada.

Perder o raciocínio, repetir informações e deixar a insegurança tomar conta são apenas algumas das consequências quando não se tem o discurso preparado. Ensaiar o que falar dá conhecimento e intimidade com o tema, deixando-o mais fácil de desenvolver. Isso, claro, dá mais segurança a quem irá falar.

2. Conhecer sua “persona” muda tudo!


A oratória envolve falas prolixas, cheias de palavras difíceis, e excessivamente preocupada com a forma: voz empostada, postura corporal enrijecida.

Não há mais lugar para esse estilo de comunicação no mundo de hoje. Muito pelo contrário: um discurso eficiente é aquele que consegue se aproximar do seu público e fazer com que ele entenda a mensagem que foi passada. E lembre-se: todo mundo é público de um empreendedor.

Entender com quem você vai falar ajuda a moldar a apresentação e adaptá-la para melhorar o entendimento. Quem lida com assuntos bastante técnicos deve ter atenção a esse ponto e fazer com que jargões e outros termos sejam bem compreendidos por todos.

3. O corpo faz parte da comunicação


Como falamos anteriormente, nem todo discurso é falado ou escrito. O corpo e a postura têm bastante impacto na aceitação de uma ideia. Falar olhando nos olhos, não dar as costas para os interlocutores e usar as mãos para complementar a fala são práticas comuns para bons apresentadores.

Não cruzar os braços é importante, uma vez que esse gesto pode mostrar que você está fechado ao diálogo. O que fazer com as mãos quando estiverem desocupadas é uma das perguntas que mais recebemos.

O melhor lugar para a mão descansar é no final do braço. Simplesmente mantenha as mãos relaxadas naturalmente ao lado do corpo.

4. Use os recursos visuais


Além de ter a importante missão de complementar o que está sendo dito, usar recursos visuais pode ajudar a enriquecer a sua apresentação, aumentar a clareza e despertar o interesse do público. Faça do material um apoio para a sua apresentação, estruturando os tópicos que devem ser seguidos para a clareza do discurso.

Entretanto, vale aqui uma ressalva: nunca leia seus próprios slides. Esse é o primeiro passo para perder a atenção dos interlocutores, afinal, se bastasse ler o material, não haveria necessidade de alguém apresentá-lo, certo?

5. Prática é fundamental para uma boa oratória


Como qualquer habilidade, a comunicação precisa de prática. Recorrer a essas dicas apenas em situações pontuais pode ajudar a ir bem em uma apresentação, mas não fará com que você se torne um grande apresentador. Por isso, a prática é a melhor maneira de aprimorar o seu discurso.

Seja sozinho ou com o apoio de treinamentos voltados para esse fim, como Gestão de Pessoas e Liderança ou Gestão de Vendas e Liderança, é fundamental que a comunicação seja reforçada diariamente.

Dessa forma, ela se torna uma habilidade natural do empreendedor, que o ajudará desde a apresentar e convencer investidores sobre suas ideias, até a gerenciar melhor os conflitos que possam existir na equipe.

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