Decoração de eventos: aprenda tudo sobre a profissão!

Quem ama trabalhar com a transformação de espaços e deixar um ambiente lindo para receber uma festa ou um evento, está no caminho certo! A sua profissão pode ser na área de decoração de eventos! Uma área que voltou a crescer muito no país com a retomada de casamentos, aniversários e os mais variados eventos.

A população gosta de celebrar os bons momentos da vida assim como as grandes conquistas, e a decoração de eventos é uma porta que ajuda a realizar estes sonhos, deixando a data comemorativa ainda mais feliz e memorável para as pessoas. Você trabalha para encantar e surpreender, lindo não é mesmo?

E você que está lendo este artigo, se não decidiu ainda que caminho seguir no mercado, saiba que decoração de eventos pode ser a oportunidade que você estava buscando, seja para ser uma profissão única ou casá-la com outras atividades que você realiza. Antes de continuar a leitura, separamos este curso de Decoração de Eventos, do Instituto Mix de Profissões, para você que se interessou sobre o assunto.

Mas e aí, quer saber mais sobre esta profissão e como se planejar financeiramente para dar início aos seus projetos e a realização dos seus sonhos? Mais do que querer é preciso planejar! Sim, tudo requer planejamento, e quando falamos de decoração, o planejamento é ainda mais essencial, afinal estamos trabalhando com a expectativa das pessoas, trabalhamos buscando o encantamento, lembre-se!

Comece com os pés no chão com um bom planejamento financeiro


Ter um planejamento financeiro é fundamental para dar o pontapé inicial do seu negócio e ele deve ser revisado periodicamente. Ou seja, mesmo após o sucesso de sua empresa de decoração de eventos, ainda sim você vai continuar elaborando o plano financeiro do seu negócio.

Planejar as finanças do seu negócio determina os próximos passos da sua empresa, em curto, médio e longo prazo. Ou seja, você planeja seu próximo mês, trimestre, ano ou um período até maior, tudo vai depender de onde você planeja chegar.

Para isso, é preciso avaliar o ambiente de negócios, seus objetivos, recursos necessários para atingi-los e a construção e evolução da equipe conforme aumenta o volume de trabalho. Também devem ser considerados os riscos que pode enfrentar.

Trabalhe pensando em todas as realidades possíveis no ramo da decoração de eventos


Vamos supor que você planeja recuperar 30% do seu investimento por mês. Se o negócio atender a essas expectativas, é possível descobrir em quanto tempo a empresa começa a ser lucrativa.

Mesmo assim, você deve considerar outros cenários, em que esse retorno será menor. Assim você evita que as finanças acabem ficando desorganizadas mesmo um tempo após a abertura da empresa.

Para atuar na decoração de eventos e sair do “mais do mesmo” invista em cursos profissionalizantes de qualidade!


A educação sempre foi uma ótima maneira de obter conhecimento básico para centenas de áreas de atuação, e também é de extrema importância para aqueles que desejam trabalhar com decoração de eventos.

Ter uma base teórica sobre design, a indústria de eventos, a administração de negócios e outros assuntos que são aprendidos em cursos profissionalizantes ou até mesmo em uma graduação facilitam não só a abertura da empresa, mas seu dia a dia na gestão.

Você precisa estudar muito além do que seus olhos veem na montagem das decorações! Decorar uma festa ou um evento não significa apenas descobrir os desejos do contratante e expressar seus pedidos por meio da aparência. Na verdade, é entender sobre os materiais utilizados e as melhores técnicas de negociação com clientes e fornecedores, entre outras questões que vão além do talento com decoração.

Para ter sucesso no segmento defina a sua persona!


Trabalhar com decoração de festa pode ser um trabalho bastante dinâmico. Hoje, você pode decorar um batizado, amanhã o casamento e no próximo final de semana uma festa de 15 anos. Mas nada impede que você se dedique a entender apenas um segmento, como festas de aniversário de crianças, por exemplo. Também pode afunilar ainda mais a sua atuação, atendendo apenas a temáticas de personagens infantis.

Por um lado, atender a um nicho específico pode fazer de você uma referência no mercado, aprimorando os serviços e conseguindo parcerias com os melhores fornecedores do mercado. De outro, trabalhar com várias possibilidades amplia o leque de atendimentos.

Antes de decidir o seu segmento de atuação, é necessário definir o seu público-alvo. Nesse processo, você deve considerar o mercado em que você está inserido e o perfil da cidade onde sua empresa estará localizada.

A região é habitada por muitos aposentados? Cogite trabalhar com decoração de festas para comemorações como bodas e festividades que costumam reunir a família, como mesas para a ceia de natal. Mas se estamos falando de uma cidade universitária, decorar aniversários com produtos divertidos, inovadores e de baixo custo pode ser uma grande sacada.

Você também precisa definir a persona do seu negócio, que é um personagem fictício criado para representar os diferentes tipos de clientes com os quais você vai trabalhar. A criação desse personagem vai ajudar a direcionar seu trabalho, os novos projetos da empresa e as ações de divulgação e marketing.

Os dados que costumam ser utilizados para a criação dessa persona são:

– classe social;
– formação educacional;
– gênero;
– hábitos de consumo;
– idade;
– localização;
– poder de compra.

Lembre-se de mostrar ao mundo a sua empresa de decoração de eventos!


Se você não divulgar a sua nova empresa, seu público-alvo não tem como saber que há um novo prestador de serviços de decoração no mercado. Existe uma variedade de canais online e offline para tornar o seu negócio conhecido: redes sociais, anúncios em revistas especializadas e o tradicional boca a boca costumam ser opções eficientes para divulgação.

Agora, você vai entender quais atitudes devem ser tomadas para que a divulgação na internet e fora dela seja um sucesso:

– construa uma lista de comunicação, em aplicativos de troca de mensagens e no e-mail, enviando as novidades da empresa, foto dos últimos eventos decorados e outras informações que os futuros clientes possam gostar;
– crie um logotipo, e um site;
– faça promoções e distribua brindes;
– faça uma camiseta personalizada da sua empresa para atender aos primeiros clientes com mais profissionalismo e reforçar a marca sempre que estiver com ela;
– invista em anúncios pagos no Google e nas redes sociais;
– lembre seus amigos e familiares de recomendar os seus serviços e compartilhar suas publicações sempre que possível;
– participe de feiras destinadas ao seu público-alvo;
– procure influencers locais para fazer parcerias;
– se tiver moto ou carro, adesive o veículo com o logotipo.

Gostou das dicas do Notícias e Negócios, aprenda muito mais neste curso que separamos lá no início do texto. Sucesso! 

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