4 medidas que vão aumentar suas chances de sucesso!

Quem está pensando em abrir uma empresa ou ampliar o negócio que já possui pode tomar uma série de medidas para diminuir os riscos e aumentar as chances de sucesso.

Nós do Notícias e Negócios, vamos te mostrar que existem quatro iniciativas que são especialmente importantes: analisar o cenário econômico do País e as melhores opções de crédito disponíveis; fazer algumas pesquisas básicas de mercado; adotar ferramentas de planejamento financeiro; e focar nas vendas iniciais para começar a trazer receita rapidamente.

Confira os passos e prepara-se para mudar o seu mindset sobre os negócios, observando pontos de suma importância para o seu negócio, além de serem úteis e trazerem sucesso, também, na vida pessoal, confira:

1. Chances de sucesso aumentam quando você observa o cenário econômico


Muitos países estão aumentando os juros para conter a inflação, que subiu em razão de uma série de desequilíbrios provocados pela pandemia e pela guerra na Ucrânia.

Juros altos encarecem as compras a prazo e desaceleram a economia. No Brasil, há também incertezas quanto aos rumos da política econômica.

Cenários adversos também abrem oportunidades para aqueles que encontrarem espaços de marcado que ainda não foram ocupados, e lembre-se que sempre há bons caminhos para empreender, como por exemplo as empresas que atuam com lazer, turismo e outros serviços que foram muito afetados pela pandemia e vêm recuperando espaço desde o ano passado.

Linhas de crédito especiais

Para quem busca financiamento para abrir ou ampliar a sua empresa, o recomendado é ter atenção especial às linhas voltadas aos pequenos negócios, com taxas, prazos de pagamento e períodos de carência especiais.

Podemos citar as linhas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e do recentemente reaberto Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI PEAC), que oferece condições especiais atreladas à manutenção de empregos.

2. Sempre faça pesquisas de mercado


Para definir que tipo de empresa montar, em que região, que produtos ou serviços oferecer, quanto cobrar e outras características do negócio, o Notícias e Negócios recomenda pesquisar bem o mercado em que se pretende atuar.

Pode-se buscar na internet informações sobre a situação daquele segmento, conversar com especialistas, entrar em contato com empresas que atuam pelo modelo de franquia, buscar a ajuda de órgãos como o Sebrae, entre outras iniciativas.

Pesquisa de campo é essencial para ter sucesso!

É recomendado também, especialmente para negócios do setor de serviços que atendem clientes próximos ao estabelecimento, fazer muita pesquisa de campo pessoalmente.

Pode-se, por exemplo, visitar empresas já estabelecidas, ver o leque de produtos e serviços que oferecem, os preços que praticam, o tamanho da equipe, pesquisar os preços de aluguel na região.

A fase de pesquisas é fundamental para descobrir onde estão as melhores oportunidades e fazer um bom planejamento do negócio.

3. Ferramentas de planejamento de gestão


Antes de abrir o negócio ou dar início a um projeto de expansão, é fundamental montar o plano de negócio, prevendo investimento inicial, capital de giro, despesas fixas, custos que vão variar de acordo com as vendas, expectativa de receita a cada mês e os resultados esperados.

Existem várias instituições que ensinam a realizar esse planejamento por meio de materiais didáticos, cursos online ou consultoria.

Para assegurar uma administração mais eficiente do novo negócio, é recomendado o uso de ferramentas de gestão que automatizem tarefas e facilitem o controle.

Ao automatizar a gestão, o empreendedor economiza tempo em tarefas operacionais de administração, tem acesso a relatórios gerenciais muito valiosos para a sua tomada de decisões e pode focar nas atividades mais importantes do negócio.

4. Busque acelerar as vendas iniciais para ter sucesso!


Em geral, quando se investe em uma nova empresa ou na ampliação de um negócio existente, as vendas iniciais são muito importantes.

Elas acionam todas as engrenagens da empresa, reduzem eventuais inseguranças, estimulam os ânimos e injetam os primeiros recursos em um fluxo de caixa que, até ali, só registrou saídas.

Por isso, é fundamental adotar estratégias específicas para assegurar e acelerar as primeiras vendas. Vários instrumentos podem ser utilizados para divulgar os produtos e serviços da empresa ao público-alvo mapeado na etapa de planejamento.

Marketing digital: Investir em divulgação na internet costuma oferecer ótimos resultados para garantir o pontapé inicial e alavancar o crescimento de vendas.

Google Maps: Negócios com atendimento no local, como restaurantes, salões de beleza, pet shops e outros comércios e serviços, podem ainda cadastrar o seu estabelecimento no mapa do Google gratuitamente.

Assim, quando um cliente pesquisar a oferta daquele produto ou serviço na região, terá acesso à sua empresa. O efeito se torna ainda maior conforme o seu negócio for recebendo avaliações positivas de clientes satisfeitos.

Marketplaces: Para quem vende produtos por e-commerce, outra boa opção é abrir uma loja virtual nos chamados marketplaces, como são chamadas as plataformas que atuam na venda de produtos de terceiros.

Formas de pagamento: Outra iniciativa importante é disponibilizar aos clientes a maior gama possível de opções de pagamento, incluindo PIX, crédito, débito, boleto e parcelamento de compras.

Assim, evita-se perder vendas de possíveis clientes que poderiam gostar do seu produto ou serviço, encantar-se com o seu atendimento e se tornar clientes fiéis, trazendo receita recorrente para o seu negócio.

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