Administração

O Google e um mundo de possibilidades

  • EditorChefe
  • data
  • 0
  • 0

Quando pensamos no Google, logo vem à mente o navegador de buscas. Afinal, ele é o gigante de buscas da internet e todo mundo já utilizou, uma hora outra, alguma coisa no Google. Pois bem, ele vai muito, mas muito além disso. No artigo de hoje do Notícias e Negócios vamos falar um pouco sobre como essa ferramenta incrível pode ser aliada dos seus negócios, quanto a organização, dados e muito mais.

Obviamente que o grande destaque do Google, como um todo, continua sendo o seu buscador. Ele ainda movimenta bilhões de dados diariamente em basicamente todos os países do planeta e também é a porta de entrada de muita gente para outros serviços da empresa.

Além disso, o buscador é a base para inúmeros outros serviços de pesquisa mais específicos e que de alguma forma são relacionados a ele, como o Google Imagens, Google Shopping, Google Notícias, Google Livros, Google Acadêmico, Google Voos, Google Hotel Finder e vários outros. Mas, como mencionamos, existe um “mundo de possibilidades”, que vai muito além apenas do navegador.

Gmail é um dos favoritos no mundo


Se você usa internet há bastante tempo, deve se lembrar bem de como eram os e-mails da época. Serviços como Hotmail, Yahoo, BOL, iBest e iG eram as principais opções da época para quem precisava enviar e receber mensagens eletrônicas. Mas estes serviços não eram exatamente ideais, afinal eram lentos e ofereciam pouco espaço.

Quem não se lembra do Hotmail com 2MB de espaço para guardar tudo? Pois bem, em 1º de abril de 2004 o Google apresentou ao mundo o Gmail, serviço de correio eletrônico que dava incríveis 1GB de espaço para que os usuários armazenassem qualquer coisa.

Se aos olhos de hoje 1GB hoje parece uma quantia irrisória, imagine há 11 anos, quando o principal concorrente oferecia menos de 0,2% desse espaço. De qualquer forma, o Gmail trouxe ainda uma forma inteligente de gerenciar e-mails, muito mais fluida e organizada do que qualquer outro serviço à época.

Google Chrome é o navegador preferido do planeta!


Até 2008, a única alternativa de fato a quem prezava pelo seu próprio bem-estar ao navegar na internet era o Mozilla Firefox. O grande navegador daquele tempo ainda era o Internet Explorer, ainda na versão 6.0, sinal claro do grande descaso com o qual a Microsoft lidou com a web durante boa parte da sua vida.

Eis que, de repente, em 2 de setembro daquele ano, o Google pega todo mundo de surpresa e lança o seu próprio navegador. O Google Chrome chega fazendo barulho, baseado em um projeto open source (o Chromium) e logo de cara arrebatou milhares de usuários ao redor do mundo. Com o passar do tempo, ele deixa o Firefox para trás e, finalmente, se torna o principal aplicativo do gênero no planeta.

O “boom” do YouTube!


O YouTube foi lançado em 14 de fevereiro de 2005 e é uma das apostas certeiras do Google. O portal de vídeos não nasceu dentro da companhia, mas foi adquirido pelo Google em 9 de outubro de 2006 por U$1,65 bilhão, maior aquisição da companhia até então.

De lá para cá, o serviço se tornou referência quando o assunto é vídeo na internet. Atualmente, ele recebe, aproximadamente, mais de 100 horas de vídeo por minuto, serve de plataforma para transmissões ao vivo, tem serviço dedicado à realização de gameplays e é, provavelmente, o principal serviço de streaming de música do mundo (apesar de não ser este o foco inicial do produto).

O que seria de nós sem o Google Maps? 


Lançado em 8 de fevereiro de 2005, o Google Maps é o principal serviço gratuito do gênero atualmente. Nascido apenas como um serviço de mapas, hoje em dia ele conta com inúmeros recursos inteligentes, como funções para traçar rotas, medir distâncias, encontrar itinerários e horários de ônibus e muito mais.

Além da visualização tradicional de um mapa, o Maps oferece visualização de imagens de satélite e também o sistema Street View, que permite a você “caminhar” por ruas de várias cidades do planeta. Informações sobre estabelecimentos (comerciais ou não) e até mesmo tours virtuais internos são outras das várias possibilidades do Google Maps.

Nos dispositivos móveis, o Maps funciona como um serviço de GPS gratuito. Com ele, você pode traçar rotas e ser guiado de maneira precisa, inclusive com informações sobre tráfego em determinadas regiões, vale lembrar que o Google adquiriu o serviço de GPS social Waze.

O importante e essencial Google Docs


O Google nasceu dentro da internet e levou para a web serviços tradicionalmente associados aos desktops. Um deles é o Google Docs (aqui, usamos este termo para nos referir genericamente ao conjunto de aplicações de produtividade da companhia), suíte que conta com editor de texto, planilhas e apresentações de slides.

Seu principal diferencial é estar na web, então você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar, pois tudo é salvo nas nuvens. Além disso, o Docs causou grande impacto também por permitir a edição colaborativa de documentos, ou seja, várias pessoas poderiam acessar o mesmo arquivo e alterá-lo simultaneamente.

Assim, acabavam-se de vez as confusões com várias versões de arquivos presentes em seu e-mail quando você trabalhava em conjunto com seus amigos e colegas. Aos poucos, o Google foi adicionando novos recursos às suas ferramentas, criando versões mobile e até mesmo a possibilidade de tudo funcionar offline.

Analytics: analisar dados nunca foi tão preciso!


A internet vive de estatísticas. São elas que indicam o quanto uma página está indo bem ou mal, influenciando em preços de anúncios e garantindo a existência de um espaço na web. Quando se fala em medição de números no mundo virtual, o principal nome do gênero é o Google Analytics.

Com um cadastro gratuito, o Google fornece um código exclusivo que deve ser inserido no código fonte de sua página. Depois disso, ele passa a medir a quantidade de acessos, quanto tempo as pessoas passam em sua página, de onde vem os acessos, como as pessoas chegam à sua página e muito mais.

A partir disso, é possível compreender melhor seu público e ter uma ideia clara de como vão os seus projetos na web, tudo a partir de um único lugar, com informações precisas e de fácil compreensão. A base para a criação do Analytics foi o sistema Urchin, criado pela Urchin Software Corporation, companhia que foi adquirida pelo Google em 2005.

Isso é apenas um pequeno resumo do mundo Google e todas as suas opções e funcionalidades. Há ainda o Google Fotos, Tradutor e muito, muito mais. Essa é, sem dúvida, uma ferramenta importante para sua empresa trabalhar e buscar profissionais que estejam aptos para aproveitar todos os recursos que o Google oferece, ou mesmo para você organizar suas finanças pessoais e aprender mais sobre as fantásticas ferramentas do Google.