Construção Civil e a corrida de empreiteiras e construtoras rumo ao futuro

A construção civil está constantemente se resignificando para se adequar à nova realidade do mercado, com constantes inovações tecnológicas que fazem as empresas realizarem uma verdadeira corrida para ver quem sai na frente nesta disputa.

Cada vez mais as construtoras utilizam ferramentas avançadas para a construção civil, com intuito de economizar recursos (matéria prima e pessoal), otimizar processos, garantir a segurança dos serviços prestados, bem como a qualidade do resultado final.

Nesta corrida tecnológica que une concreto, ferro, aço, madeira, cobre, e tantos outros itens que envolvem o setor e movimentam tantos outros `a sua volta, ganham àqueles que conseguem entregar mais rápido e com mais qualidade os imóveis, unindo sempre preços competitivos.

No mercado atual, junto a previsão do que será da construção civil nos próximos anos, já podemos fazer um panorama elencando alguns pontos que devem ser observados por quem trabalha no segmento, ou busca uma especialização na área, como um curso profissionalizante ligado à construção civil, por exemplo.

  1. Sustentabilidade: Com o aumento da conscientização ambiental, a construção civil está se tornando mais sustentável. Os materiais de construção e técnicas estão sendo desenvolvidos para minimizar o impacto ambiental, com o uso de materiais reciclados, energia renovável e técnicas de construção mais eficientes.
  2. Automação: A automação está se tornando cada vez mais presente na construção civil, com o uso de robôs e drones para a realização de tarefas como inspeção de obras, levantamento de dados, transporte de materiais, entre outros.
  3. Construção modular: A construção modular é uma técnica que envolve a construção de módulos pré-fabricados em uma fábrica e sua montagem no local da obra. Essa técnica pode ser mais rápida e eficiente do que a construção tradicional, além de reduzir os custos e o desperdício de materiais.
  4. Realidade virtual e aumentada: A tecnologia de realidade virtual e aumentada pode ser utilizada na construção civil para visualização de projetos e simulação de construções, permitindo que os profissionais possam tomar decisões mais informadas e reduzir o risco de erros.
  5. Edifícios inteligentes: Os edifícios inteligentes utilizam tecnologia para controlar e otimizar o uso de energia, iluminação, ar condicionado e outros sistemas, reduzindo o consumo de energia e melhorando a eficiência operacional.
  6. Impressão 3D: A impressão 3D está sendo utilizada na construção civil para criar estruturas complexas e peças de forma rápida e eficiente. Essa técnica pode ser utilizada para a construção de casas, pontes e outras estruturas, reduzindo o tempo e o custo da construção.

Essas são apenas algumas das tendências na construção civil para o futuro, mas é importante ressaltar que as mudanças tecnológicas e as demandas do mercado podem gerar novas tendências no futuro.

E você que quer trabalhar no segmento, está preparado para o futuro? Separamos essa lista de cursos da área da Construção Civil e da Indústria para você aproveitar e se atualizar.