Os desafios das mulheres no mundo corporativo

No mês que lembramos o Dia Internacional da Mulher, é válido ressaltar assuntos voltados para o público feminino, pois ainda costuma ser tabu falar no mercado de trabalho de alguns temas ligados aos desafios das mulheres no mundo corporativo.

Em algumas nações, mais rígidas tradicionalmente, seja por questões étnicas ou religiosas, as mulheres ainda estão longe de serem cogitadas para cargos importantes em empresas.

No mercado business do mundo globalizado, elas começam a despontar e ganhar cargos de mais relevância, ainda que discretamente ou, muitas vezes, com salários menores, o que ainda é uma realidade em muitos locais.

Mas, talvez entre todos os desafios está o simples fato delas não serem ouvidas ou suas opiniões sobre mercado não serem consideradas! No mês que lembramos das mulheres e dos desafios a serem superados por elas, separamos alguns pontos que devem ser observados para uma igualdade plena no mercado de trabalho.

Dentre os desafios para as mulheres, quatro deles se destacam!


Uma por todas… 

Ainda é difícil encontrar mulheres se apoiando dentro dos negócios e criando laços de apoios mútuos. Porém, é preciso entender que nenhuma caminhada se faz sozinha. Quando elas acreditam umas nas outras, se ajudam e lutam todos os dias para ocupar espaços de destaque dentro das empresas, isso serve para abrir portas para outras também.

O percurso nunca é fácil, por conta disso, quando uma colega conquista algo dentro de uma organização, ela tende a puxar outras com ela para fazerem parte desse crescimento.

Saber argumentar é importante

Conversar e argumentar nos negócios já é uma tarefa difícil e essa adversidade pode se tornar ainda maior quando são elas em posições superiores.

Nesse mundo, vendemos nossas ideias e projetos todos os dias para parceiros, fornecedores e gestores. Damos e recebemos feedback. Isso diz muito sobre a relevância de sabermos veicular nossos ideais de uma forma clara e convincente.

Importunação sexual é constante 

Piadinhas desnecessárias, comentários de duplo sentido, assuntos que fogem do âmbito de trabalho, tratamento diferenciado para algumas e não para outras, abraços ou beijos de cumprimento sem consentimento mútuo, olhares fixos (encarando) e desconcertantes, são vários os exemplos e a lista é longa.

Muitas vezes as mulheres devem provar serem mais do que corpos bonitos todos os dias. Fora isso, as outras que não “seguem o padrão” de beleza são deixadas de lado e as vezes nem cogitadas para cargos mais relevantes. Ainda que sejam extremamente competentes e provem todos os dias seu valor. Esta é, sem dúvida, é um dos maiores desafios da mulher no ambiente corporativo.

Confiança no trabalho!

É incontestável o fato de haver preconceito dentro do mercado. Assim, para chamar a atenção positivamente, elas têm de ser tecnicamente muito melhor qualificadas em comparação a qualquer homem exercendo a sua mesma função, além de foco nos resultados e persistência constante. 

O machismo também é um comportamento predominante no mundo empresarial, mesmo sendo velado diversas vezes. A desvalorização do gênero feminino, em vários momentos, as mantém longe do crescimento no emprego e, mesmo sendo um assunto em discussão, a cultura predominante ainda é marcada por uma série de situações colocando-as em posição de desvantagem.

Transição de carreira para mulheres


Mudar de emprego e área de profissão têm se tornado cada vez mais comum no Brasil nos últimos anos, tendo em vista, principalmente, como o mercado e a economia passaram por grandes turbulências, seja a pandemia ou a crise política. 

Conforme um estudo de mercado encomendado pelo setor privado no âmbito corporativo com 932 respondentes, mostra que 52% dos brasileiros já trocaram de ofício ao menos uma vez e 19% fizeram isso pelo menos em duas circunstâncias.

A porcentagem é ainda mais alta entre pessoas maiores de 55 anos (67%), as quais disseram já ter buscado nova inserção pelo menos em um momento, seguidas do público entre 35 e 54 anos (61%). Já as mulheres são as com o maior índice (55%), enquanto eles ficam um pouco abaixo da média nacional (48,5%).

Qualificações são essenciais para uma mudança de ocupação


De acordo com a pesquisa, fazer um curso de aperfeiçoamento é o primeiro passo para dar um upgrade na vida profissional. Mais da metade dos respondentes (52%) disse procurar por cursos EAD para se qualificar e conseguir uma nova vaga.

Entre os principais motivos estão alcançar uma promoção ou ganhar um salário maior (46,5%), melhorar habilidades técnicas (45%), trocar de emprego (19%) e voltar ao mercado de trabalho (12,5%).

É sempre importante nos qualificarmos profissionalmente e agora isso é ainda mais válido, seja no aprimoramento de soft ou hard skills. 

É necessário ressaltar como isso não vale só para quem deseja entrar no universo empresarial, mas para todos aqueles desejando continuar atualizados na sua área e conquistar aumentos de salário ou mesmo promoções.

Em um mundo em que as mulheres devem provar seu valor diariamente, nada mais valioso que estudo e qualificações para alcançar os seus objetivos!