Inteligência emocional: como ela pode ajudar na gestão de equipes?

A inteligência emocional é extremamente importante para a gestão de equipes, pois se trata da capacidade de entender, controlar e expressar as próprias emoções, bem como reconhecer e lidar com as emoções dos outros.

Os gestores que possuem alta inteligência emocional são capazes de criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, colaborativo e produtivo, pois sabem lidar com conflitos, motivar seus colaboradores, compreender suas necessidades e preocupações e promover uma comunicação eficaz.

Além disso, um gestor com inteligência emocional é capaz de liderar pelo exemplo, demonstrando respeito, empatia e confiança em relação aos seus colaboradores.

Isso ajuda a criar um clima de confiança e comprometimento entre os membros da equipe, favorecendo a criação de vínculos mais fortes e duradouros.

Em um mundo onde as relações pessoais e profissionais são cada vez mais levadas em conta, é fundamental que lideres e gestores busquem mais informações sobre como aprimorar a sua inteligência emocional.

Mesmo que ele já tenha ou considere que “tenha um bom equilíbrio”, sempre há novos pontos a serem aprendidos e reforçados quando falamos do emocional dentro do ambiente de trabalho.

Leia também: Frases para evitar no trabalho

Inteligência emocional ajuda na tomada das decisões equilibradas e estratégicas


Um gestor que possui inteligência emocional é capaz de tomar decisões mais equilibradas e justas, pois é capaz de avaliar as situações de forma mais objetiva, sem se deixar levar por emoções negativas ou por preconceitos existentes.

Isso favorece a criação de um ambiente de trabalho mais justo e transparente, onde todos se sintam valorizados e respeitados. Em tese, a inteligência emocional é algo construído com o tempo e com as experiências vividas de cada profissional.

Porém, existem lideres e gestores que conseguem ter uma visão mais apurada do todo, se tornando um bom observador sobre como lidar com cada perfil de colaborador, mantendo sempre a sua postura de líder e de entendimento dos acontecimentos, com uma visão racional do todo.

Leia também: Como conduzir conversas difíceis?

Como desenvolver a inteligência emocional para melhorar a gestão de equipes?


A inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções e as emoções dos outros, certo? Logo, existem várias maneiras de melhorar a inteligência emocional, incluindo:

Autoconsciência: a autoconsciência é a capacidade de entender suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos.

Para melhorar sua autoconsciência, reserve um tempo para refletir sobre seus sentimentos e pensamentos.

Mantenha um diário emocional para registrar seus pensamentos e sentimentos, e pratique a meditação ou mindfulness (atenção plena) para aumentar sua consciência do momento presente, sem ansiedades e pensamentos futuros que possam atrapalhar a visibilidade do agora.

Autogerenciamento:
o autogerenciamento é a capacidade de controlar suas emoções e comportamentos.

Para melhorar seu autogerenciamento, pratique técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e o exercício físico, e evite situações que possam desencadear reações emocionais negativas, os famosos gatilhos, aprenda a lida com eles.

Empatia: a empatia é a capacidade de entender as emoções e perspectivas dos outros. Para melhorar sua empatia, tente se colocar no lugar dos outros e imagine como eles se sentem. Pratique ouvir ativamente e prestar atenção às emoções e necessidades dos outros.

Habilidade social: a habilidade social é a capacidade de se comunicar efetivamente e estabelecer relacionamentos saudáveis.

Para melhorar sua habilidade social, pratique a comunicação assertiva e trabalhe em habilidades de negociação e resolução de conflitos.

Procure oportunidades para se conectar com outras pessoas e construir relacionamentos significativos.

Leia também: Salário Emocional: como está o seu?

Cursos ajudam a desenvolver habilidades


Alguns cursos profissionalizantes são ótimas oportunidades para você desenvolver técnicas e habilidades sobre a inteligência emocional na gestão de equipes.

Um deles é o Curso de Gestão de Pessoas e Liderança, que vai lhe oportunizar grande aprendizado na área de gestão, propriamente dita, além de noções básicas e avançadas de como atuar na liderança.

Tem ainda o curso 100% online de Liderança, perfeito para você que deseja aperfeiçoar suas técnicas no conforto de sua casa. Se qualifique e melhore suas técnicas, sucesso!