Melhore a interpretação de texto nos estudos com essas dicas

Estamos vivendo a Era da Informação, não podemos deixar de lado o fato de que, o tempo todo, textos e mais textos são publicados em diferentes suportes e, muitas das vezes, esquecemos da importância de saber como interpretar um texto. Isso acontece porque a interpretação exige um tempo maior do que uma simples leitura rápida do que está escrito.

No campo dos estudos, para quem faz um curso profissionalizante, técnico, bacharelado ou licenciatura, saber sobre o que fala um texto é essencial para compreendê-lo para além das palavras. Com uma boa interpretação de um texto você é capaz de traçar os objetivos e a função que um conteúdo tem em determinadas situações.

Fazer a leitura de uma notícia de jornal ou de um romance de 500 páginas exige a mesma dedicação de quem pretende interpretar o que está escrito. Apesar de isso parecer algo automático, é preciso saber como fazer.

Neste artigo do Notícia e Negócios, falaremos mais sobre o assunto e você descobrirá algumas dicas eficientes para melhorar a sua interpretação de texto, habilidade que exige treino e é essencial para a vida profissional bem sucedida!

Gráficos e tabelas têm muito a nos dizer na interpretação de textos!


A análise de gráficos e tabelas faz parte da rotina de qualquer universitário de sucesso, seja ele da área de exatas, seja das humanas, sociais etc. Isso quer dizer que um bom profissional consegue interpretar com eficiência os dados disponíveis nesses elementos,  lembrando que essas informações também são consideradas “texto”, mesmo quando apresentam apenas formas e linhas, por exemplo.

Esses textos podem trazer diferentes interpretações e dependerão, geralmente, do objetivo de quem os analisa. Porém, isso não permite que se faça inferências fora daquilo que é o objetivo da informação.

Desse modo, um gráfico com dados populacionais pode ser usado para provar que a população cresceu ou diminuiu, por sua vez, avaliar os impactos disso é papel de quem interpreta esses dados, o que pode trazer resultados diversos.

Dicionários físicos e digitais devem ser nossos companheiros


Para manter a coerência em relação ao que é dito em um texto, o uso de um dicionário pode ajudar, e muito, principalmente para se fazer interpretações de textos muito complexos. Todo mundo que já leu os clássicos da Literatura Brasileira, provavelmente, já precisou dar aquela pesquisada no dicionário para entender palavras bem diferentes das costumeiras, não é mesmo?

Com o tempo, ficou bem mais fácil ter um dicionário por perto e sempre atualizado, pois, com os avanços tecnológicos, alguns aplicativos passaram a ser um apoio e tanto para quem precisa fazer uma busca rápida e eficiente do significado das palavras.

Portanto, não ter o dicionário físico não é uma desculpa para pular o significado de uma palavra quando a dúvida vem! Além disso, na internet, outras funções de pesquisas podem ajudar nessas horas, como os dicionários de sinônimos, de antônimos e de línguas estrangeiras.

Não tenha vergonha de rabiscar informações importantes


Quando você pega um texto e o interpreta, um dos resultados dessa compreensão pode ser comprovado pela capacidade de reescrever aquilo que foi lido, mas utilizando outras palavras, é claro! Isso é o que chamamos de paráfrase. Lembrando que ela não precisa, necessariamente, ser escrita, porém, colocá-la no papel também é uma maneira de melhorar a sua escrita.

Essa também é uma forma de se manter motivado nos estudos, pois é um primeiro passo para conseguir traçar argumentos e participar das discussões nas aulas, por exemplo. Com as paráfrases você demonstra conhecimento sobre o assunto e a competência em entender o sentido de um texto e reescrevê-lo com suas próprias palavras.

Para fazer uma boa interpretação nos estudos cuidado com as distrações


Uma situação que pode atrapalhar na interpretação do texto é a interrupção, já que o ideal é fazer uma primeira leitura completa, depois voltar pontuando parte por parte e ainda buscar, em uma terceira leitura, pontos que podem ter passado despercebidos. Agora, imagina se em cada uma dessas etapas o seu celular avisa que chegou uma mensagem no WhatsApp?

Assim como a distração das redes sociais podem atrapalhar nos momentos de estudos, elas também podem interromper o raciocínio de uma interpretação. A leitura exige concentração, ou seja, qualquer tipo de ruído pode ser prejudicial para a eficácia do entendimento de um conteúdo.

Dessa maneira, um texto que seria lido e bem interpretado em 5 minutos, por exemplo, pode exigir releituras extras e gastar mais do seu precioso tempo.

Escrever resumos ajudam a melhorar o entendimento e a interpretação das coisas


Os resumos ajudam você a se dar bem na prova e, também, são muito utilizados por quem quer garantir uma boa interpretação de um texto. Quando você consegue entender a ideia geral de um conteúdo, fica mais fácil resumi-la. Esse é o objetivo de um resumo: apresentar as principais informações a partir da sua interpretação de tais dados ou, como no caso, de um texto.

Em algumas circunstâncias, fazer vários pequenos resumos de um mesmo texto pode ser uma forma de mostrar que outras interpretações são possíveis e, consequentemente, você terá bons argumentos para tratar do assunto em diferentes situações.

Além do mais, os resumos ajudam você a retomar partes importantes de textos mais longos e/ou complexos.

Como vimos, a interpretação de textos não é algo que acontece automaticamente, alguns cuidados são necessários para que ela seja coerente com o objetivo do conteúdo e de quem o interpreta. Por isso, essas dicas são essenciais na hora de interpretar com eficácia, desde textos escritos até gráficos e desenhos. Sucesso! 

Deixe comentário