Ferramentas de marketing gratuitas para ajudar seu negócio

Não é segredo para ninguém que o marketing digital é hoje uma das melhores formas de atrair a atenção do público e aumentar as vendas, e cada vez mais as empresas precisam acordar para essa realidade e aumentar os investimentos em Marketing Digital e nas ferramentas disponíveis no mercado para este fim.

Com conhecimento, dedicação e uma ajudinha de algumas ferramentas de marketing digital gratuitas, é possível alcançar ótimos resultados. Mas qual ferramenta devo usar? Qual é a melhor?

Diante de tantas opções, é normal ficar um pouco confuso. Por isso, montamos uma lista com as ferramentas gratuitas mais eficientes para funções como: SEO, gestão de redes sociais, design, gerenciamento de projetos, dentre outras. São boas dicas para freelancers e até mesmo empresas. Se você pensa que fazer marketing digital é muito caro, precisa conhecer essas ferramentas gratuitas, que são capazes de potencializar e muito a sua estratégia.

Entre as ferramentas mais usadas está o WordPress 


Podemos considerar o site, ou blog, como um dos principais elementos de uma estratégia de marketing digital, afinal, é o endereço da sua empresa na Internet, para onde seus clientes vão quando querem saber mais sobre o seu negócio. Dito isso, é impossível falar de ferramentas de marketing digital gratuitas sem citar o WordPress, não é mesmo?

Sendo o CMS mais utilizado do mercado, a plataforma de criação de sites do WordPress permite que você dê aquela cara profissional que o seu negócio merece. Crie seu site, e-commerce ou até mesmo um blog, e gerencie conteúdos de forma simples e intuitiva. Você ainda pode integrar diversas ferramentas e plugins que tornam o seu trabalho ainda mais simples e eficiente.

Entre as ferramentas estratégicas está a “palavras-chave” do Google


Uma das principais estratégias para atrair clientes atualmente é o marketing de conteúdo. No entanto, sabemos que não basta apenas publicar um texto no blog e esperar a clientela.

Para alcançar o topo do Google, você precisará criar conteúdos otimizados para SEO, e uma das melhores ferramentas de marketing que podem te ajudar nesta tarefa é o Planejador de Palavras-chave do Google.

Super fácil de usar, essa ferramenta irá te ajudar a otimizar sua estratégia de conteúdo. Com ela você consegue ter uma noção do volume de busca de cada palavra-chave, seja para campanhas de anúncios ou pesquisa orgânica. Além disso, ela ainda dá insights valiosos de outras palavras-chave que você pode explorar.

O poderoso Google Analytics


Toda estratégia precisa ser monitorada, concorda? Se você quer acompanhar o desempenho de suas ações, o Google Analytics é a ferramenta que você procura! Capaz de integrar dados de diversos canais, como site, blog e redes sociais, a ferramenta dá acesso a informações detalhadas, com diversos tipos de métricas que você pode utilizar como indicadores para otimizar sua estratégia.

Pode ter certeza de que não é exagero dizer que o Google Analytics é uma das melhores ferramentas gratuitas de marketing digital na sua função.

A ferramenta gratuita de design Trakto


Nem só de texto vive o marketing, não é mesmo? Para ter uma comunicação eficiente e impactante, você precisa investir em um design capaz de prender a atenção do seu público.

Mas se você pensa que pensa que isso dá muito trabalho ou custa caro, fique sabendo que uma ferramenta de marketing digital gratuita que é voltada especificamente para esta função: a Trakto, a plataforma de edição de imagens online mais fácil da internet.

Com ela você não precisa ser expert no assunto para criar artes incríveis, mantendo a identidade visual da sua marca. O que você precisa criar? Posts para redes sociais, imagens para artigos, apresentações, cartões, e-books e muito mais. Seja qual for a sua necessidade, a Trakto pode te ajudar!

Ainda entre as ferramentas gratuitas mais utilizadas está o Trello


Quem trabalha com marketing digital sabe quão importante é manter a organização, afinal, são tantas atividades, prazos e responsabilidades, que sem uma ferramenta de gestão de projetos o risco de se perder e deixar algo para trás é grande.

Se você quer organizar suas demandas, uma ótima ferramenta gratuita de marketing digital é o Trello. Prático, simples e intuitivo, permite que você crie quadros para diferentes projetos, dividindo-o em listas com cartões para cada atividade.

É possível personalizar com cores e etiquetas, incluir anexos, definir prazos de entrega e adicionar outros usuários para construir de forma colaborativa. Sem dúvidas, uma ferramenta fantástica!

Gosta do mundo do marketing digital e redes sociais? Separamos este curso sobre marketing para você começar o quanto antes os estudos! 

Deixe comentário