Saúde

COVID-19 e os cuidados no trabalho

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No Brasil e no mundo os governos seguem adotando restrições para tentar frear a propagação do COVID-19. Para muitos brasileiros a quarentena não foi sinônimo de isolamento, pois muitos atuam em trabalhos considerados essenciais. Se você faz parte desse grupo de colaboradores ou precisa utilizar esses serviços, saiba quais os principais cuidados para evitar uma contaminação no trabalho por COVID-19.

Primeiramente é fundamental que a empresa faça uma boa comunicação com seus empregados, oriente-os bem, coloque avisos nas paredes e locais muito frequentados como banheiros, salas de reuniões e áreas de registro de horário. Esses avisos são, na prática, velhos conhecidos da população, mas, é sempre bom, e eficaz, reforçar os cuidados em relação ao Coronavírus.

Local de trabalho e os cuidados com a COVID-19

Mais do que nunca são necessários cuidados durante os trabalhos em empresas

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), assim como, o Centro Canadense de Saúde e Segurança no Trabalho (CCOSH) vem publicando constantemente informações sobre como prevenir e controlar o COVID-19 nos locais de trabalho.

Além de evitar a propagação de outros vírus no ambiente de trabalho como, por exemplo, os resfriados, problemas de gripe e no estômago, ajudam a reduzir os riscos de contaminação, ou bloquear a chegada, do COVID-19, e reduzir os dias úteis que podem ser pedidos devido ao afastamento de trabalhadores com os sintomas. Entre as medidas que podem ser utilizadas para prevenir o COVID-19, destacamos:

  • Defina uma política que descreva as medidas que vão ser adotadas para quando as pessoas manifestam os sintomas do COVID-19. A política deve considerar as medidas de comunicação internas, os procedimentos de faltas ou ausências do colaborador e requisitos que são necessários para o atestado médico ou comunicação externa por parte de um familiar.

  • Verifique frequentemente se os locais de trabalho estão limpos e higienizados. As superfícies por exemplo, mesas, cadeiras, corrimãos, entre outros, e objetos (telefones, teclados, máquinas, equipamentos de uso coletivo) precisam ser limpos com desinfetante regularmente. Lembre-se que uma das as principais maneiras pelas quais o COVID-19 se espalha é pela contaminação em superfícies tocadas por colaboradores, clientes, terceiros e fornecedores.

  • Promova uma campanha de lavar as mãos entre os colaboradores, clientes, fornecedores e terceiros. Essa é uma ação que pode ser facilitada com a instalação de dispensers higienizadores de mãos em locais de circulação no local de trabalho. Certificar-se que os dispositivos sejam recarregados regularmente.

  • Divulgue em painéis a limpeza das mãos e outros cuidados com a saúde, verifique se a autoridade de saúde pública do local disponibiliza material ou desenvolva seu próprio material. Essa medida de comunicação pode ser combinada com palestras, workshops de orientação oficial de saúde e segurança ocupacional, briefings em reuniões e informações na intranet para promover a limpeza das mãos.

  • Certifique-se de que colaboradores, fornecedores, terceiros e clientes tenham acesso aos locais para lavar as mãos com água e sabão. Lembre-se que a limpeza mata o vírus nas suas mãos e evita a propagação do COVID-19.

  • Promova a higiene respiratória no local de trabalho. Isso pode ser exibido com cartazes promovendo a higiene respiratória. Além disso, ofereça uma orientação para reduzir poeiras, garantir a circulação do ar, abrir janelas, evitar o acúmulo de sujeiras e manter o local de trabalho limpo e organizado. É possível disponibilizar lenços de papel nos seus locais de trabalho, para aqueles que desenvolvem coriza ou tosse no trabalho, além de caixas fechadas para um descarte higiênico e seguro. Uma boa higiene respiratória impede a propagação do COVID-19 pelo ambiente de trabalho.

  • Aconselhe os colaboradores ou contratados sobre cuidados preventivos que devem ser tomados antes de viajar a negócios. Sugira consultar os órgãos ou agências de saúde sobre a situação emergencial do COVID-19 no local de destino. No retorno também é necessário monitorar se aparecem sintomas do COVID-19, pelo mínimo 14 dias, verificando a temperatura corporal com uma certa frequência durante o dia de trabalho.

  • Informe seus colaboradores, fornecedores, terceiros e clientes que, se o COVID-19 começar a se espalhar na comunidade, qualquer pessoa com tosse leve ou febre baixa (37,3° C ou mais) precisa permanecer no local de residência. Recomenda-se que neste momento crítico de propagação do vírus devem ficar em casa (ou trabalhar em casa).

  • Implante um processo para identificar pessoas que possam estar em risco e apoiá-las, sem criar um estigma e discriminação no local de trabalho. Isso pode incluir pessoas que viajaram recentemente para uma área que relata casos ou pessoas que tem maior risco porque têm doenças graves como, por exemplo, diabetes, doenças cardíacas e pulmonares, ou ainda, tem idade avançada.

  • Evite fazer reunião de negócios ou de qualquer outro tipo no ambiente de trabalho em espaços fechados com baixa circulação de ar. Elabore um plano B para as situações em que os colaboradores tenham que ficar em casa como, por exemplo, continuar trabalhando temporariamente de uma forma remota, usando mecanismos virtuais de troca de informações ou acesso aos sistemas da empresa.

Comunicação, Conscientização e Prevenção


A comunicação, conscientização e prevenção são os principais mecanismos que podemos utilizar nos nossos ambientes de trabalho para reduzir a propagação do COVID-19. Continue comunicando e promovendo a mensagem de que as pessoas precisam ficar em casa mesmo se tiverem apenas sintomas leves de COVID-19.

Seus serviços de saúde ocupacional, autoridade local de saúde pública ou outros parceiros podem desenvolver materiais de campanha para promover esta mensagem. Deixe claro para os colaboradores que eles poderão contar esse tempo como licença médica. Neste momento é hora de se preparar para o COVID-19. Precauções e ações preventivas simples bem planejadas podem fazer uma grande diferença no seu local de trabalho, na sua casa e/ou comunidade. Além disso, são medidas que também protegem o desempenho dos negócios ou atividades industriais.

Devemos nos esforçar para encontrar um bom equilíbrio entre proteger a saúde, impedir perturbações econômicas (aumentar o desemprego) e sociais e respeitar os direitos dos trabalhadores. Neste cenário que está mudando a toda hora é necessário preparar as pessoas, as instalações de saúde, prevenir e tratar os casos para quebrar a cadeia e reduzir a transmissão.