Segurança: CFTV cai no gosto dos brasileiros

Se tem uma coisa que dificilmente notamos é onde estão as câmeras do CFTV, o circuito fechado de televisão, é o mercado de CFTV em alta no Brasil. E não tem jeito, os avisos de “Sorria, você está sendo filmado!”, devem ganhar mais destaque nos estabelecimentos do país nos próximos anos.

Por motivos de segurança de clientes e colaboradores, lojas e empresas estão aderindo em massa a esse tecnológico sistema de monitoramento. O barateamento dos equipamentos e a maior oferta de mão de obra qualificada para instalação do CFTV, bem como as empresas de monitoramento, estão entre os fatores que fazem o circuito fechado de televisão ter ficado tão popular.

Obviamente a questão da falta de segurança também tem motivado para que a população se prepare, cada vez mais, para eventuais “visitas indesejadas”, assim como nos estabelecimentos comerciais.

Dados recentes divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que o Brasil tem melhorado no índice de “sentimento de segurança” entre sua população, mas ainda assim está longe de ficar a um nível aceitável, ou seja, a população tem preocupação constante com a segurança dos seus bens. Por isso o investimento constante em meio de proteger sua casa ou seu comércio.

Nesse texto vamos te falar um pouco mais sobre o CFTV IP, a moda do momento, que garante maior sentimento de segurança entre proprietários, colaboradores e consumidores.  

CFTV IP: a digitalização do sistema e seus benefícios


O circuito fechado de televisão é conhecido por quem privilegia a segurança e tem como objetivo fazer um monitoramento interno de ambientes com a instalação de câmeras em pontos estratégicos, seja em residências ou estabelecimentos comerciais. Assim, o CFTV IP aparece como uma inovação moderna e eficiente nos sistemas de vigilância eletrônica.

Hoje, com a tecnologia IP, as antigas imagens borradas e com interferência que deixavam o seu circuito fechado de televisão parecendo uma transmissão dos anos 60, vulnerável a ação de criminosos inclusive, deixaram de ser um problema. O CFTV IP cresce cada dia mais e seus benefícios mostram que vai dominar o mercado de segurança graças a sua gama de possibilidades de acesso, por meio digitais e o avanço tecnológico dos aparelhos.

Menos dor de cabeça na instalação


Uma das maiores vantagens do CFTV IP está em poder ser diretamente conectada ao sistema de computadores em rede para enviar e receber imagens. As câmeras analógicas, por exemplo, devem ser ligadas a um modelo de gravação digital para que ele possa converter os dados recebidos em um sinal e enviá-lo para a internet, o que as torna mais suscetíveis a problemas e, por consequência, comprometimento dos dados gravados.

Enquanto as analógicas obrigam o uso de dois cabos para sua instalação, um para transmissão de dados e outro para alimentação da bateria e fonte, as câmeras com tecnologia IP possuem o recurso conhecido como POE (Power Over Ethernet) que transmite dados e alimentação pelo cabo de rede (UTP), facilitando a instalação em pontos mais distantes ou complexos.

Imagens nítidas e em alta resolução


O uso de câmeras com a tecnologia IP faz com que os seus dados sejam capturados com uma alta resolução, atingindo 720p, 1080p ou até 4K. Por isso, ao contrário das câmeras analógicas, os aparelhos digitais não sofrem com oscilações magnéticas, entregando uma imagem nítida e sem ruídos, facilitando e muito na hora da identificação de uma pessoa ou placas de veículos, além de detalhes que só uma qualidade HD pode proporcionar.

As imagens de um CFTV IP são geradas em pixel e gravadas em formato digital. Desta forma, é possível dar zoom sem perder a definição. Além disso, não há perigo de as imagens serem perdidas durante a transmissão, o que é muito comum em câmeras analógicas, viu quantos benefícios?

Sistema inteligente que analisa movimentos


Outro benefício do CFTV IP são as câmeras que podem ser configuradas para detectarem movimentos, o que permite que a gravação seja feita apenas quando houver alguma atividade incomum, otimizando ainda mais o serviço. Também é possível enviar alarmes para a central sempre que houver um fluxo incomum no ambiente, assim como fazer uma compreensão de vídeo.

Brasileiro aposta na instalação do CFTV para melhorar segurança privada

Desse modo, o servidor que guarda as imagens das câmeras não ficará sobrecarregado e pode estar disponível para acompanhar um número maior de ambientes. Com a análise de vídeo inteligente, você também não precisará ficar sempre atento ao equipamento, pois a nova tecnologia executa um acionamento quando necessário, permitindo mais flexibilidade e acompanhamento de equipes de trabalho.

Veja algumas funções:

  • Contagem de pessoas: recurso que permite a contabilização de pessoas em uma determinada área delimitada pelo administrador. Muito utilizado em varejo, estacionamentos, eventos e espaços públicos;
  • Linha virtual ou cerca virtual: são linhas imaginárias dentro de um cenário para que dentro delas sejam captados objetos. Pode ser configurada para que um alarme seja acionado se objeto supervisionado for removido do campo definido;
  • Detecção de rosto: por leitura facial a câmera detecta a presença humana no ambiente e, imediatamente, inicia gravação ou dispara alarmes, interessante não?

CFTV “ouve” e “fala”!


Muitos modelos de câmeras com tecnologia IP possuem um sistema de áudio integrado. Além de receber e armazenar imagens, elas podem gravar os sons emitidos no ambiente sem precisar de qualquer dispositivo auxiliar.

Algumas câmeras fornecem a captura de sons na via inversa. Ou seja, um áudio bidirecional que, quando integrado a alto-falantes, podem transmitir mensagens.

Melhor custo-benefício


Quando comparamos as vantagens do CFTV IP, verificamos que vale a pena investir um pouco mais em nossa segurança e comodidade. Como vimos, a qualidade de imagem é bastante superior, a vida útil dos equipamentos é maior, o sistema de armazenamento e envio dos dados é totalmente seguro e o melhor de tudo: a tecnologia IP pode ser configurada para atender necessidades específicas de cada usuário. Assim, o custo-benefício do equipamento é evidente.

As câmeras do CFTV IP são distribuídas e ligadas a um sistema central que envia as imagens a vários aparelhos simultaneamente, como monitores, computadores e até mesmo smartphones.

Ao comprar um sistema de vigilância, lembre-se de pesquisar bastante sobre todos os componentes que participaram da execução da segurança. Não corra riscos; avalie as inúmeras vantagens do CFTV IP: estar seguro e proteger eu patrimônio é fundamental.

E lembre-se, caso queira investir nesse setor do mercado para empreender, empresas de educação profissionalizante como o Instituto Mix de Profissões oferecerem cursos de instalação de CFTV.

Deixe comentário