Carros: cuidados na compra de usados!

Se tem uma coisa que o consumidor tem medo é de fazer uma péssima compra, principalmente quando se trata de carros, que são algo de valor considerável e que o proprietário, na maioria das vezes, financia pagando em prestações que cabem no seu bolso. Por isso são necessários alguns cuidados na hora da compra de carros usados.

Tem crescido no país revendas mal intencionadas e por isso vamos ajudar você a perceber quando muitas facilidades, ou promoções tentadoras, são na verdade golpes para você levar uma “tralha” pra casa.

Compras virtuais de carros


Um veículo seminovo ou usado definitivamente não pode ser escolhido pela internet por um simples motivo: você não o viu pessoalmente! Hoje em dia qualquer pessoa pode alterar a qualidade da foto por meio de programas de computador. Arranhados, amassados, lascas de ferrugem ou outros danos “somem” da imagem. Os carros ficam “perfeitinhos”, só que não!

Um carro tem que ser escolhido por você pessoalmente e, de preferência, você tem que dirigir em diferentes circunstâncias durante o test drive (em ruas sem pavimento, para você ouvir se há muitos rangidos, testar o motor e seu desempenho em uma autoestrada, testar os freios, a direção e outros componentes) assim você notará se há algo de diferente na dirigibilidade do veículo.

Nas compras virtuais você não tem como fazer esses testes fundamentais para a compra de um carro. Por mais que as promoções sejam tentadoras e o vendedor prometa “mundos e fundos”, a maioria dos golpes registrados no país em relação à venda de automóveis diz respeito as transações feitas on-line.

Não caia na tentação, você pode até escolher o carro pelas redes sociais da revenda, mas vá pessoalmente ver o automóvel e ver se ele é “tudo aquilo” que o vendedor afirma, fica a dica!

Verifique a procedência dos carros

Você chega em uma revenda de carros e na garagem em questão existem vários modelos praticamente zero quilômetros. O estado do carro impressiona pela conservação e pelas facilidades na hora da compra. Mas, apesar do carro estar impecável, o preço está um pouco abaixo do que ele realmente vale no mercado, é hora de desconfiar!

Nessas horas faça uma busca rápida pelo Registro Nacional de Veículos Automotores, o famoso Renavam, presente no documento do veículo. Em muitos casos o carro em questão pode ser roubado ou clonado.

Documentos falsos são apresentados pelos vendedores, nesses casos também cheque o Renavam no sistema do Departamento Estadual de Trânsito, o Detran, do seu estado ou do estado do veículo, para ver se o número realmente é a identificação original do carro.

Pesquise e pesquise!


Como já citamos, a compra de um automóvel não é algo simples. É um investimento em que você, caso financie boa parte, ficará com o compromisso de pagar o veículo por alguns anos, todos os meses aquele valor, independente de qual for a situação mecânica do veículo.

A nossa orientação é para você sempre pesquisar muito na hora da compra. O que mais existe atualmente, desde as grandes cidades até os pequenos municípios são opções. Em um mercado que cresce mais e mais, o número de veículos a disposição e a variedade de marcas é surpreendente. Por que ir pela emoção, com tanta opção? Nesses casos sempre opte pela razão.

Deixe comentário