Como limpar seu nome durante a crise?

Ah as contas! Não tem jeito. Elas chegam, e como chegam. Os boletos definitivamente não entendem que nós estamos em crise e que em muitos casos o orçamento apertou, ou muita gente perdeu o emprego. Ficar inadimplente e com o nome sujo na praça é praticamente inevitável para muitos brasileiros. Mas a charada que fica: como limpar seu nome durante a crise?

Você sabe como limpar seu nome ou não faz ideia de como pagar parte, ou todas as suas dívidas, no meio da pandemia? A boa notícia é que existem alguns caminhos para recuperar seu crédito no mercado (por incrível que pareça), porque a crise também trouxe condições mais flexíveis para negociar com empresas e bancos, é hora de renegociar!

2020 “sujou o nome” de muita gente


Depois de uma paralisação econômica sem precedentes na crise do Coronavírus, o brasileiro está tendo que escolher quais boletos pagar no fim do mês, já que parte considerável da população teve redução de salário, redução da jornada de trabalho ou perda total da fonte de renda.

Em um momento como esse, fica ainda mais clara a importância de ter um bom controle financeiro e não se endividar demais, além de manter uma reserva para emergências. Mesmo assim, muita gente foi pega de surpresa pela pandemia e acabou com o famoso “nome sujo”, que nada mais é do que ter o nome incluído na lista de negativados dos órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC.

Dor de cabeça para negativados


Isso acontece quando você atrasa suas contas, deixa de pagar parcelas, não paga a fatura do cartão de crédito, dá um cheque sem fundo ou tem uma dívida protestada em cartório, por exemplo. Na ausência do pagamento, o credor notifica as instituições e você recebe uma notificação com prazo de 10 dias para regularizar a situação, se não, o nome passa a constar como negativado na praça.

Boa parte dos brasileiros já passou por isso e sabe o quão chata é a situação de não poder comprar ou realizar investimentos por conta do nome estar nos cadastros de proteção de crédito. A partir desse momento, você precisa fazer tudo que estiver ao seu alcance para limpar o nome, ou seja, sair das listas de proteção ao crédito.

Por que me preocupar em limpar meu nome agora?


Buscar pesquisar sobre maneiras de limpar seu nome deve ser uma prioridade na sua vida financeira, principalmente durante crises, como a que estamos vivenciando. Afinal, é nos momentos difíceis que você pode precisar recorrer ao crédito, procurar um novo emprego ou mesmo prestar um concurso em busca de estabilidade.

Com o nome sujo no Serasa ou SPC, fica difícil ir atrás de qualquer uma dessas soluções, por conta das seguintes restrições:

  • A maioria dos bancos nega a concessão de empréstimos e produtos como cartões de crédito (com exceção de instituições que trabalham com crédito específico para negativados, com juros bem mais altos);
  • A escola ou faculdade pode recusar a renovação de matrícula de alunos inadimplentes;
  • Os bancos também impedem a abertura de conta corrente e bloqueiam o cheque especial (só não podem cancelar serviços já contratados);
  • Algumas empresas consultam o nome dos candidatos nos órgãos de proteção ao crédito e evitam contratar inadimplentes, ainda que essa prática seja contraditória;
  • Alguns concursos exigem nome limpo do candidato, especialmente para vagas em órgãos financeiros;
  • O negativado pode ser reprovado em qualquer análise de crédito, seja para alugar um imóvel, conseguir um financiamento, comprar no crediário ou contratar um serviço, desagradável, não?

Até aqui já percebemos que limpar seu nome é urgente. Pior do que o peso na consciência é um CPF cheio de restrições, que fecha várias portas na sua vida pessoal e profissional.

Como limpar seu nome durante a pandemia em 6 passos


1.  Consulte seu CPF nos birôs de crédito

No caso, o Serasa concentra as dívidas com bancos, enquanto o SPC reúne as dívidas com o comércio e o Boa Vista tem uma base de dados diversa. Veja como consultar seu nome em cada serviço:

  • Serasa: a consulta de CPF é gratuita pelo aplicativo (Android e iOS) ou pelo portal Serasa Consumidor. Basta fazer um cadastro com os dados pessoais e criar uma senha para conferir possíveis dívidas, Score e situação do CPF na Receita Federal;
  • SPC Brasil: no SPC Brasil, você pode consultar o CPF gratuitamente pelo portal Negociar Dívida Online ou optar pela consulta mais completa no valor de R$ 16,90. A versão paga inclui dados do SPC/Serasa, protestos em cartório, registros de cheque, crédito concedido e consultas ao seu nome realizadas nos últimos 6 meses;
  • Boa Vista SCPC: para consultar seu CPF gratuitamente no Boa Vista SCPC, é só criar uma conta no portal Consumidor Positivo ou o aplicativo correspondente.

Após a consulta, você saberá se existem dívidas em seu nome e qual o valor devido a cada empresa.

2. Aproveite as ações da Serasa

A Serasa está sempre lançando ações para facilitar a quitação de dívidas dos consumidores, como o famoso Feirão Limpa Nome. Vale a pena ficar de olho nas ações do Serasa e acessar o site Limpa Nome, que traz ofertas de negociação com até 90% de desconto e condições especiais o ano todo.

3. Use o portal Negociar Dívida

Outra plataforma útil para negociar suas dívidas no evento é a Negociar Dívida On-line da SPC Brasil. Da mesma forma que no site do Serasa, você terá acesso a ofertas de negociação e renegociação de dívidas, além de ter opções de parcelamento e descontos exclusivos.

Basta fazer seu cadastro para ver suas negociações disponíveis e gerenciar os acordos pela própria plataforma, escolhendo os prazos e forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito).

4. Faça contrapropostas

Se as negociações oferecidas pelas empresas não forem interessantes, você pode enviar contrapropostas pelas plataformas ou contatando diretamente o credor.

Quando se trata de dívidas, é importante insistir na negociação até chegar a um acordo justo para ambos. Afinal, não adianta assumir outra dívida para pagar o que deve e acabar se enrolando de novo, piorando ainda mais a situação.

Na pandemia, especialmente, as instituições e empresas estão mais abertas à negociação e prorrogação dos débitos, levando em conta a situação crítica do país.

5. Planeje e controle o orçamento

Você só sabe realmente como limpar seu nome quando consegue organizar o orçamento e pagar o acordo em dia. Para começar, o total devido por mês (contando todas as parcelas de negociações) nunca pode ultrapassar 30% da sua renda, ou você corre o risco de não pagar o acordo e entrar na bola de neve do superendividamento.

Lembrando que as empresas têm 5 dias para retirar seu nome da lista de negativados após o pagamento da primeira parcela do acordo, ou seja, se a pandemia afetou muito sua renda, você pode fechar um prazo mais longo para pagamento e ficar tranquilo quanto à situação do CPF.

6. Foque no pagamento das dívidas

Por fim, depois de negociar suas pendências e enfim limpar seu nome, o foco da sua vida financeira deve ser o pagamento das dívidas. Além de reorganizar o orçamento, você pode buscar fontes de renda extra, reduzir gastos e simplificar seu padrão de vida, tudo para organizar as contas e atravessar a crise com mais tranquilidade.

Além disso, é importantíssimo formar sua reserva de emergência com dinheiro suficiente para cobrir entre 6 e 12 meses de gastos mensais, que teria salvado muita gente nesse momento difícil.

Com o nome limpo, você terá de volta as noites de sono tranquilas e poderá se planejar para poupar, investir e realizar seus sonhos. Viu como limpar seu nome é possível, mesmo no meio de uma pandemia?

Deixe comentário