Carnaval: destinos isolados para o feriadão

O país do Carnaval vai ficar sem sua festa popular mais famosa em 2021. Pelo menos as festas mais tradicionais como os desfiles das escolas de samba, trios elétricos, blocos de rua e muito mais. Com a pandemia do Covid-19 a opção para muita gente, até quem não é de pular Carnaval, é buscar um refúgio junto à natureza.

Por isso nós do Notícias e Negócios, separamos alguns locais que, além de serem ótimos refúgios da aglomeração, possuem belezas únicas, cada uma a seu modo.

Destinos isolados para conhecer no Carnaval: que tal Goiás?


Visitar parques nacionais importantes é ideal para evitar o grande público e ainda apreciar os visuais, e o que não faltam neste país continental, são parques e reservas ambientais para se visitar. Na Chapada dos Veadeiros, localizada em Goiás, por exemplo, é possível realizar a Travessia Leste, o primeiro roteiro de travessia com acampamento da região, que passa por paisagens deslumbrantes e típicas do cerrado brasileiro.

A travessia dura 3 dias e totaliza 51 km, começando no Alto Paraíso e terminando no Vale do Macaco. As cachoeiras são os atrativos que mais se destacam nesse percurso, permitindo um banho refrescante após uma caminhada intensa, as principais são as Cachoeiras do Rio Cristal, da Água Fria e do Sertão Zen.



Ainda na Chapada dos Veadeiros, é possível fazer um roteiro pelo Parque Estadual da Terra Ronca, um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina. Durante as diversas caminhadas realizadas pelo seu interior, é possível avistar lagos subterrâneos, salões de rochas, estalactites, ninhos de pérolas, flores de aragonita, e muito mais.

O lindo e pouco conhecido Tocantins!


O Jalapão, localizado em Tocantins, é uma região que abriga uma variedade de paisagens, passando por dunas, fervedouros, serras e cânions. Por isso, esse destino é naturalmente receptivo a diferentes atividades ao ar livre, como trekking e rafting, que compõem o roteiro de Volta ao Parque.

Através dessas atividades, você tem a chance de conhecer alguns dos atrativos mais famosos da região, como o Morro da Catedral, a Serra do Espírito Santo e a Cachoeira do Formiga, e ainda se deparar com a cultura local através do artesanato do capim dourado. Apesar do clima quente, existem muitas oportunidades para se refrescar no Jalapão: lá está presente, inclusive, o maior rio de água potável do mundo, o Rio Novo.

Serra catarinense é linda no inverno e no verão!


Outra opção para quem quer aproveitar o feriado de Carnaval 2021 para se exercitar é o roteiro de Cicloturismo em Urubici, em Santa Catarina. Urubici é um município da Serra Catarinense que já foi considerado uns dos destinos mais frios do Brasil, estando a uma altitude de quase mil metros. Por conta da sua vista privilegiada e natureza exuberante, ele tem investido cada vez mais em ecoturismo. 

O roteiro tem duração de 4 dias, e no total são pedalados cerca de 106 km. Alguns dos atrativos visitados incluem o Morro da Igreja, o ponto mais alto do Sul do Brasil; a Serra do Corvo Branco, onde existe o maior corte em rocha no Brasil, com 90m de profundidade; e o Rio Sete Quedas, que consiste em sete cachoeiras consecutivas.

Que tal passar o Carnaval no Pantanal?


Outro destino que é convidativo para as famílias é Bonito, localizado ao sul do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Essa região já foi considerada o Caribe do Centro-Oeste por conta da exuberância de suas águas, que adquirem uma coloração azul fosforescente. Os atrativos aqui são inúmeros, incluindo fauna e flora riquíssimas, cachoeiras, lagos, e mais de 80 opções de cavernas para visitar.



Dos passeios inclusos, temos mergulho superficial do Rio da Prata, onde é possível observar dezenas de espécies de peixes e plantas marinhas; passeio de bote no Rio Formoso, um dos principais da região e cujo percurso tem 6 km; exploração da Gruta de São Miguel, que possui estalactites, estalagmites e travertinos; e caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, passando por passarelas suspensas, grutas e mirantes.

Minas Gerais: estado lindo por natureza


A Serra da Canastra, em Minas Gerais, é um destino ainda pouco explorado pelo turismo, mas a extensão dos seus campos e a sua vegetação bem preservada o tornam o lugar perfeito para a realização de uma viagem de trekking encantadora. Além disso, a região também se destaca por ser o berço do Rio São Francisco, que forma algumas cachoeiras no local, como a Cachoeira Casca D’Anta.

O roteiro no estilo fast trek tem 5 dias de duração, com pernoites que ocorrem em um acampamento exclusivo para o grupo – sendo que, fora dele, é bem improvável encontrar outras pessoas. O trekking é bastante intenso por conta do relevo íngreme da região, mas a vista que se tem do alto da Serra do Rolador e da Serra da Babilônia, por exemplo, faz tudo valer a pena.



Também em Minas Gerais está localizada a Serra do Inhames, ainda menos conhecida do que a Serra da Canastra, mas igualmente bela. Há mais de duzentos anos, a região era utilizada como acesso para as áreas mais inóspitas da Serra do Espinhaço; hoje, os seus rios, cachoeiras, e piscinas naturais atraem turistas que buscam uma experiência mais remota e autêntica.

Esse roteiro, também no estilo fast trek, tem duração de 4 dias, e ocorre principalmente na região do Vale do Paraíso, propriedade privada com mais de 3 mil hectares – isso garante exclusividade e isolamento ao grupo visitante. Apesar de os pernoites ocorrerem no Rancho Vale do Paraíso, também será possível dormir em um acampamento selvagem. Todo dia serão realizados passeios de trekking pelas redondezas, com possibilidade de banhos em cachoeiras, apreciação do pôr do sol, meditação e yoga.

Oportunidade de emprego no segmento de turismo

Se por um lado o pessoal está fugindo das grandes cidades, os pequenos municípios estão “felizes da vida” com a possiblidade de serem os escolhidos para receberem os turistas que buscam se isolar nas zonas rurais e afastadas.

Neste atual cenário surgem vagas de trabalho no setor, ter e buscar uma qualificação no segmento de turismo e hotelaria é uma ótima oportunidade de se destacar no mercado e conseguir uma vaga, seja em campings, pequenos hotéis, pousadas, hotéis fazenda entre outras opções. Nós separamos alguns cursos especiais do segmento para você nesse link.

Deixe comentário