Hard Skills: as competências específicas em alta

Como mostramos no artigo sobre as soft skills, o termo traduzido de forma não literal para o português, diz respeito as habilidades e competências profissionais inerente a cada profissional e que são, em sua maioria, mais fáceis de serem encontradas no grande público como criatividade, gestão de tempo, persuasão, entre outros. Hoje veremos mais sobre as hard skills, habilidades mais específicas ligadas à profissões que exigem mais conhecimento técnico dos colaboradores.

Listando algumas hard skills


Algumas das hard skills são, aparentemente, “comuns” no meio profissional, já outras nem tanto. Listamos primeiramente as competências ligadas à tecnologia, mas a partir daí aparecem competências ligadas à gestão de pessoas e, principalmente, linguagem. Também constam à lista conhecimentos e habilidades de profissões que estavam em baixa.

Quanto as hard skills tecnológicas


Entre as habilidades específicas mais procuradas entre os profissionais estão questões ligadas à computação na nuvem. À medida em que o mundo corre para a “nuvem”, as empresas procuram desesperadamente por engenheiros que tenham as competências para suprir esta demanda. Tecnologias estão ligadas diretamente com inteligência artificial e, mais do que nunca, é fundamental que profissionais entendam o mínimo sobre essa tecnologia.

Para fechar nas questões tecnológicas temos o raciocínio analítico. No momento em que se coleta e armazena muito mais informação do que em qualquer outra época, as empresas correm atrás de profissionais que consigam tomar as decisões certas a partir de todos esses dados coletados.

Hard skills ligadas a gestão de pessoas


O mundo mudou do modelo “comando e controle” para lideranças que façam “coaching e empowerment” das equipes, características que poucos profissionais possuem. A necessidade de sempre incentivar, motivar e criar ambientes que favoreçam esses sentimentos são muito valorizados nos empregadores e isso, claro, está ligado a gestão de pessoas.

Ainda ligado à questão de liderança e de gestão temos as vendas, essa é uma das competências sempre demandadas pelas empresas e boas lideranças na área estão ficando mais raras, difíceis de serem encontradas.

Quanto as hard skills ligadas a comunicação visual e de conteúdo


Sabe aquele ditado: “quem tem boca vai à Roma”. Não é muito diferente no mundo empresarial e corporativo. A empresa que não se comunica ou não faz uma boa comunicação interna e externa tende ao fracasso. A comunicação precisar fluir bem dentro da empresa e mais do nunca a empresa precisa se comunicar com que está “lá fora”, com seu público alvo.

Para isso as corporações estão optando por algumas hard skills como os desenvolvedores de aplicativos móveis, uma competência necessária ainda por vários anos, porque as empresas continuam criando aplicativos prioritariamente para equipamentos móveis, como celulares e tablets.

Ainda mais hard


Ligada à comunicação, a demanda de produção e edição de vídeos cresce à medida em que o streaming de vídeo representa cerca de 70% do tráfego da internet. Potencial grande a ser explorado, não é mesmo? Caminhando ao lado do vídeo está o áudio. Semelhante ao vídeo, há recentemente um aumento significativo do interesse em podcasts e outros formatos digitais, crescendo a procura pelos profissionais de mídia sonora.

E para produzir conteúdo e organizá-lo de acordo com o público alvo surge um profissional importante: o jornalista. O jornalismo não se restringe apenas aos telejornais, emissoras de rádio, portais de notícias e outros veículos, à medida em que as equipes de marketing e produção de conteúdo buscam profissionais que consigam criar textos convincentes e histórias interessantes, cresce a oportunidade do jornalista encarar novos desafios no ambiente corporativo, saindo do mundo das notícias cotidianas para elaboração de conteúdo informativo de interesse das empresas.

Marketing e suas competências


Falar de comunicação externa das empresas é falar de marketing, afinal de contas o setor precisa se organizar e planejar ações para, sempre que possível, mostrar a melhor imagem e o melhor ângulo da sua empresa. O marketing de mídias sociais nunca foi tão fundamental como agora. As mídias sociais continuam sendo um meio popular para se comunicar com os outros digitalmente, à medida em que novas plataformas movimentam o mercado.

O Marketing Digital é um dos pilares das grandes empresas, médias e pequenas. Com o crescimento do ambiente digital, não é surpresa ver o Marketing Digital e de Conteúdo como a maior competência dentro do marketing nesta lista.

Ainda sobre as hard skills, competências específicas, há as habilidades e conhecimentos de programas específicos para trabalhar dentro do marketing, como programas do pacote Adobe® por exemplo.

No final das contas, podemos citar que o estudo na sua área de atuação é fundamental para aprimorar suas hard skills. Ninguém nasce com competências e habilidades, mas todos nós temos a obrigação de procurar aprimorá-las para que, dentro da empresa, possamos crescer profissionalmente e nos tornarmos mais produtivos, competentes e melhorar as remunerações em ciclo constante de benefícios.

Deixe comentário