Copywriting: o que é e como pode auxiliar meu negócio?

Vamos falar no artigo do Notícias e Negócios sobre como o copywriting é uma ótima estratégia para você que pretende abrir o seu próprio negócio ou atualizar o seu empreendimento, seja qual for o segmento no mercado. Entender esta técnica pode ser vital para o bom funcionamento do seu negócio.

Para explicar melhor, o copywriting é a estratégia de produção de textos que buscam convencer o leitor a realizar uma ação determinada, como comprar um produto ou cadastrar-se para receber uma newsletter. É uma tática constantemente aplicada por departamentos de Marketing e Vendas em suas comunicações, tanto em canais digitais como offline. Afinal, o marketing digital tem cada vez mais relevância para os negócios.

Você é capaz de convencer o seu público-alvo por meio do uso estratégico das palavras? Consegue encantar e fazer com que o leitor do blog siga todas as ações que você indica?

Então, provavelmente, você já domina algumas das habilidades necessárias para ser um excelente copywriter. Saiba que o seu conteúdo pode fazer a diferença na estratégia de Marketing de uma empresa, aumentando o número de conversões e sua rede de clientes e potenciais clientes.

Como surgiu o copywriting no marketing?


O Copywriting não é um termo novo. A palavra copy foi definida pela primeira vez em 1828 por Noah Webster e, ao contrário da sua transposição literal, “cópia”, o termo remetia a “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”.

Essa definição caiu em desuso na literatura, mas permaneceu entre jornalistas e impressores que, em meados de 1870, passaram a definir o copywriter como o profissional que escreve anúncios, para diferenciar essa atividade do tradicional redator de notícias.

Os copywriters do século XX, portanto, nada mais eram do que redatores publicitários, e o trabalho desses profissionais ajudou várias marcas a conquistar fama e milhões de dólares na época.

Entretanto, com a popularização da internet e a ascensão do Marketing Digital, principalmente como aliado do empreendedorismo, o Copywriting foi reformulado e passou a se distanciar cada vez mais da publicidade.

A diferença entre Copywriting e redação publicitária


Paul Hollingshead, um dos fundadores da AWAI, uma das maiores associações de copywriters e redatores do mundo, diferencia as duas áreas da seguinte forma:

“O Copywriting traz um forte CTA, ou seja, uma forte chamada para ação, enquanto a redação publicitária trata-se de um ‘anúncio de venda suave’.”

De um ponto de vista mais prático, o Copywriting é mais apropriado para estratégias de atração, como o Inbound Marketing, por exemplo, nas quais o processo de venda se estende em um longo processo persuasivo. Já a escrita publicitária permanece como um instrumento voltado para vendas diretas.

Isso não significa que os dois campos sejam perfeitamente distintos. O Copywriting “nasceu” da redação publicitária e boa parte das suas ferramentas foram incorporadas por publicitários renomados do passado.

Os dois tipos de escrita, portanto, são complementares e suas abordagens estão sempre se misturando.

Entendendo os objetivos do copywriting

Se o CTA é um dos principais elementos de uma copy, isso significa que ao longo de toda a jornada do cliente será necessário que o leitor tome alguma atitude como assinar uma newsletter, fazer o download de um material rico ou apenas continuar no blog e ler outro post, de acordo com a estratégia que foi estabelecida.

É a partir dessa técnica que o copywriter é capaz de convencer e cativar a atenção do visitante de um site ou blog e fazer com que ele siga as instruções que são dadas.

Esse profissional educa e capacita a persona sobre determinado produto ou serviço para deixar claro que seu produto é a melhor solução para suas demandas.

Isso é feito por meio da produção de materiais ricos e de qualidade como posts, infográficos, e-books, whitepapers, webinars e assim por diante. Quer saber mais sobre como o marketing pode ajudar o seu negócio? Acesse este link com um ótimo curso de Marketing Digital.

Lembre-se também, que um bom planejamento é a chave para o sucesso!

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