Setor de hotelaria e turismo volta a crescer no Brasil

Depois dos períodos mais críticos da pandemia, o Brasil e o mundo voltaram a respirar com mais tranquilidade e, por consequência, a sociedade quer aproveitar para passear e conhecer novos destinos depois de dois anos de reclusão, viagens canceladas e destinos interrompidos, o que fez o segmento de hotelaria e turismo comemorar os resultados.

De acordo com os dados do estudo realizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), existe uma perspectiva de expansão da oferta hoteleira no Brasil, com novas aberturas até o ano de 2026.

A previsão gira em torno de quase 130 novos hotéis e mais de 18.800 novas unidades habitacionais. Em relação a 2023, a previsão de demanda para taxa de ocupação no Brasil é equivalente aos índices de pré-pandemia, por volta de 65%, de acordo com os dados fornecidos pelo FOHB.

No Brasil, a classe econômica ou supereconômica, são a maioria na lista das redes hoteleiras, com um total de quase 17 mil quartos.

Leia também: Ganhe dinheiro como agente de viagens

Crescimento no Brasil e no exterior no segmento de hotelaria e turismo


Entre as perspectivas para 2023, o destaque ficou para a contribuição do setor de Viagens e Turismo no PIB mundial, que deve alcançar o valor de US$ 9,6 bilhões, cifra equivalente com a identificada ao final de 2019, ano anterior a da instauração da pandemia do coronavírus.

Um boa notícia para o Brasil, um dos destinos preferidos pelos “gringos” que desejam conhecer as nossas belezas naturais, nossa cultura e nossa gastronomia. E, assim como nós, eles também estão ansiosos por poderem aproveitar para viajar novamente, curtir as férias e gastar dinheiro visitando pontos turísticos mundo afora.

O momento nunca foi tão propício para se pensar em investir no setor, que já começou 2023 com números bem melhores do que temporadas passadas e precisa, mais do que nunca, de mão de obra para repor as vagas fechadas ou as novas vagas que surgirão no mercado.

Leia também: 5 cursos EAD para começar 2023 bem atualizado

Transporte rodoviário e os resultados de retomada econômica


O setor de transporte, que foi um dos mais impactados pelas políticas de isolamento social, viu suas vendas caírem mais de 90% no primeiro mês da pandemia, mas atualmente tem crescido acima dos resultados de 2019, pré-pandemia.

De acordo com dados de sites especializados em vendas de passagens rodoviárias no Brasil, apenas no primeiro semestre de 2022, o volume de buscas na plataforma quase quadruplicou.

Houve um crescimento de 275% na média diária de buscas nos sites, e mais de 70% das compras realizadas no período foram feitas por novos usuários. O que deixa claro que a população voltou a viajar e aproveitar para conhecer novos lugares ou visitar amigos e familiares depois do período mais crítico de isolamento.

Pesquisa mostra crescimento de passageiros das classes A e B


O mercado online que antes da pandemia respondia por cerca de 12% das vendas, atualmente corresponde por 25% do mercado.

A maior parte dos consumidores ainda compra passagens de ônibus diretamente na rodoviária, mas a compra em aplicativos ou sites de compra de passagens de ônibus vem logo em seguida, sendo mais usada como canal de compra pela classe AB e pelos mais jovens.

A classe C compra menos em todos os canais, exceto no guichê, diretamente na rodoviária.

Hora de buscar qualificação no segmento de hotelaria e turismo


Para quem busca uma oportunidade de empreender no segmento ou aproveitar para aprender sobre o setor de hotelaria e turismo, o momento é ideal para começar um curso profissionalizante!

Além de serem rápidos, o cursos profissionalizantes são mais baratos e garantem aulas práticas, garantindo um aprendizado dinâmico em todos os sentidos, deixando o aluno verdadeiramente preparado para o mercado de hotelaria e turismo.

Separamos alguns cursos do segmento para você conferir quais deles se encaixam melhor à sua realidade.

Deixe comentário