Storytelling: descubra como a estratégia pode ajudar a sua empresa

Resumidamente, storytelling, que podemos traduzir para o português como narrativa, é a arte de contar uma história. Parece algo simples, não? Mas essa estratégia traz uma complexidade e benefícios que vão além dessa mera descrição.

A estratégia do storytelling já era naturalmente adotada em áreas da mídia, como livros, filmes, séries, novelas, videogames e até mesmo em contextos não ficcionais, como documentários e jornalismo.

Porém, outros setores começaram a notar que essa ferramenta poderia ser aplicada em suas realidades, trazendo os mesmo benefícios e impactos.

Afinal, uma história bem contada é capaz de emocionar, conscientizar e mudar comportamento das pessoas, revelando um novo universo a elas.

Você já não ficou tão tocado com alguma experiência narrativa, seja real ou não, que passou a enxergar uma situação de forma diferente? Esse é o poder das histórias. E recentemente as marcas começaram a perceber esse potencial.

Atualmente publicidade, marketing e empresas também estão implementando o storytelling em seus processos e comunicações, buscando atingir o lado emocional do seu público para conquistá-lo e engajá-lo.

Usando o storytelling nas empresas


A sociedade costuma ter uma visão fria das empresas. Adotar o storytelling é uma forma de aproximar as pessoas da realidade da instituição, criando e consolidando uma boa imagem dela no imaginário social, e de despertar o interesse na sua marca.

Isso é fundamental especialmente no cenário atual com tantos estímulos disputando pela atenção dos indivíduos, sempre atarefados, e pela característica das novas gerações (os millennials e a Z) que buscam aliar trabalho e consumo com causas que acreditam.

As histórias são capazes de criar conexões emocionais com as pessoas e isso é uma ferramenta poderosa que pode ser adotadas pelas empresas com seus diferentes públicos.

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Como estruturar o storytelling nas empresas


Como você já leu por aqui, storytelling é o termo que se popularizou no Brasil para se referir a arte de contar história. Esse recurso tomou grande proporção devido à sua capacidade de se adaptar a diferentes necessidades.

No ambiente empresarial, por exemplo, o storytelling é comumente conhecido como ferramenta do marketing, utilizada para compartilhar a história da marca, criar propagandas e gerar conexão.

Para todas essas vertentes, a estrutura é bastante semelhante, mas vamos focar em um contexto específico. Imagine que você deseja estruturar a história da marca da sua empresa.

Para isso, o primeiro passo é tomar nota de todos os marcos que envolvem sua organização. É importante anotar também todos os objetivos futuros, ou seja, tudo o que a instituição deseja alcançar no futuro.

É hora de compartilhar com todos os stakeholders (as pessoas interessadas pelo seu produto) o porquê sua empresa existe, e como ela tem contribuído para um mundo melhor.

Com todos os dados reunidos, você deverá criar um texto cativante e ao mesmo tempo breve. Ele precisa ser capaz de expressar às pessoas de onde a empresa surgiu, o que ela faz de melhor e o lugar que ela quer ocupar no mercado.

Se preocupe em manter a narrativa coerente, com início, meio e fim bem estabelecidos. Não esqueça do Call to Action e o utilize da forma mais natural possível. Resumidamente, você precisa:

  • Colocar a empresa como personagem principal da sua narrativa e apresentá-la ao público;
  • Saber qual mensagem deseja transmitir para as pessoas;
  • Ter em mente exemplos reais e atrativos que exemplificam sua jornada, desafios e falhas; só assim conseguirá criar identidade com o público;
  • Foque na coerência cronológica dos fatos e seja sucinto;
  • Para fechar com chave de ouro, implemente uma chamada para a ação que combine com todo o texto.

Como adotar o storytelling na empresa?


Essa estratégia pode ser aplicada de diferentes formas no ambiente corporativo, basta usar a criatividade! Aqui vão três ideias:

1 – História da empresa ou do fundador


Alguns exemplos de storytelling e empresas é usar a própria história da organização e do fundador como narrativa.

Mostrar o esforço e dificuldades que foram superadas é uma forma de atrair a atenção do público para sua história, criar empatia e até engajar os colaboradores.

2 – Histórias do público interno


Outra forma é usar até mesmo as histórias dos clientes e funcionários: mostre como a empresa e/ou sua solução foram importantes para eles; como suas necessidades foram sanadas ou como teve a oportunidade profissional que não teria em outros lugares, por exemplo.

3 – Storytelling e outras estratégias


Uma opção diferente de adotar o storytelling nas empresas é quando essa ferramenta faz parte de uma estratégia maior.

A gamificação, por exemplo, costuma usar esse recurso para potencializar o engajamento dos usuários na metodologia, criando um ambiente imersivo e interativo para motivar as pessoas a realizarem determinadas atividades.

Também considerando a natureza humana, a gamificação usa elementos comuns aos jogos para fins que não se resumem ao entretenimento.

No caso das empresas, costuma-se implementar essa estratégia no treinamento corporativo, recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna, marketing e até mesmo nas tarefas cotidianas dos colaboradores.

Sempre que possível, tente se manter atualizado nas ferramentas e ações de marketing para que seu negócio sempre fique atualizado no mercado. Uma dica é investir em cursos de marketing ou de social media.

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