Pare de comparar a sua vida!

Um dos maiores desafios da sociedade hoje em dia é quanto a autoestima. Cada vez mais as pessoas querem se comparar com outras pessoas. Em um mundo cheio de digital influencers, as pessoas querem manter os “padrões aceitos” em uma vida que, muitas vezes, não condiz com a realidade das pessoas. Fazendo com que elas tentem enterrar, ou mascarar, as suas próprias identidades.

Fazer comparações diárias podem elevar o estresse, a ansiedade e até causar depressão a longo prazo. Comparar, é perigoso!

As redes sociais ajudam a nos comparar


As redes sociais do amigo sempre parecem mais bonitas e divertidas, a vida dos outros parece mais agitada e o trabalho do colega parece melhor que o seu. Não é raro nos compararmos de forma desfavorável com outras pessoas, de acordo com especialistas sobre o comportamento social.

Ainda de acordo com os especialistas, faz parte da natureza humana olhar para a grama do vizinho e sentir uma ponta de ciúmes ou inveja, mas tudo em excesso pode ser prejudicial. Essas comparações negativas são o caminho para a infelicidade, pois fazem você se sentir inadequado, inferior e, às vezes, até injustiçado. Causando um efeito dominó de desânimo e aflição.

Os especialistas reforçam que as comparações podem levar a más decisões, além de elevar o estresse e um futuro quadro depressivo. Por isso eles listaram algumas dicas para ajudar você a não cair nessa armadilha de sempre se comparar com os outros, questionar seu modo de vida, e tudo que você faz ou tem.

Tópicos para parar de se comparar

  • Um dos primeiros pontos é: você vê o resultado, não o esforço! Todas as escolhas têm potencial para gerar consequências boas e ruins.

  • Você não é o outro! Comparar-se aos outros significa comparar o que vê nos outros com o que sabe sobre si mesmo. As coisas sempre parecem melhores por fora do que por dentro. As pessoas costumam colocar uma imagem parecendo melhor para o mundo do que se sentem por dentro. Além disso, essas versões nunca são a versão completa. Perceba que os outros também são seres humanos e que eles, como você, têm pontos fortes e fracos.

  • Você não é a pessoa com quem você se compara! Você é único, todo mundo tem pontos fortes e pontos fracos diferentes. Somos todos especiais de maneiras únicas.

  • Você perde tempo! Por que se preocupar com o que os outros fizeram quando você pode tomar medidas para melhorar a si mesmo? Seu objetivo não é estar entre os melhores de algumas habilidades, mas simplesmente ser o melhor que você pode ser, independente do que for.

  • A comparação mata a alegria da conquista! Quando você tenta coisas novas, como mudanças de hábito, há uma alegria que vem de suas realizações. Digamos que você comece um hábito de caminhar e se compare negativamente a alguém que corre maratona. Estará sempre para trás e não se alegrará com as metas e realizações muito importantes que está alcançando. Antes de poder fazer qualquer alteração real, você precisa aceitar onde está e seguir seu ritmo. Não tente viver um ideal de onde você deveria estar. Aceitação é a chave para o crescimento!

  • A comparação coloca o foco na pessoa errada! Quando você se compara aos outros, concentra-se na outra pessoa, o que eles fizeram, o que alcançaram e o que fazem, o que têm. Mas você não tem controle sobre essa outra pessoa. Tudo que você pode controlar é você. E a única pessoa com quem deve se comparar é quem você era anteriormente. Se você está melhorando, isso é o que importa. 

Nunca deixe de falar o que você está sentindo


Um ponto importante nesse processo é se comunicar com outras pessoas, se você está triste, abatido, tente comentar com alguém que você confie e sempre busque ajuda profissional.

E partir de hoje, pare de se comparar aos outros! Você é único, busque se autoconhecer para viver melhor com você mesmo, no trabalho e com os outros. Será libertador! 

Deixe comentário